sábado, 13 de agosto de 2011

Reflexão de sábado(1)



Trecho de palestra proferida pelo escritor José Cândido de Carvalho, como paraninfo dos formandos da turma de 1974 da Faculdade de Filosofia de Campos: O discurso, na íntegra, está entre as páginas 261/264 do livro "Campista, nem fiado, nem à vista - A saga de um povo que não se vende", de Yvan Senra Pessanha, editora Imprensa Oficial RJ, 1999:

" Em verdade vos digo que só por engano é que Campos dos Goitacazes não está na Bíblia. Porque esta terra foi fabricada pessoalmente por Deus em dia de obra prima. Sua vontade toda poderosa não mandou que seus mestres-de-obras e anjos pintores confeccionassem e pintassem a pradaria dos goitacases. Deus fez tudo isso de mão própria, com açúcar e com afeto, desde o massapê da cana roxa à asa da cambaxirra mais desimportante. Com um mágico toque fez nascer o rio Paraíba. Com o que restou de água fabricou um punhado de lagoas e lagoinhas, as mais bem feitas de cara e de corpo do Brasil. Só depois, com engenho e arte, é que inventou o campista, que é uma inventoria toda especial sua."

Um comentário:

Anônimo disse...

Precisamos, nós campistas, resgatar nosso orgulho, e o primeiro passo é fazer com que tenhamos um poder executivo digno de nossa história de grandes personagens e que( diferente de agora), em suas épocas, projetaram uma bela imagem de Campos.
Mas é errando que se aprende não é mesmo?