segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

COAGRO CONFIRMADA NA "LISTA SUJA DO TRABALHO ESCRAVO"

Em resposta à indagação, feita por e-mail, do Blog, a assessoria de imprensa da ONG Repórter Brasil confirmou, também por e-mail, que a Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro), antiga São José, foi mesmo incluída na lista suja do trabalho escravo no último dia 28, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Conforme divulgado pelo Blog (aqui), o processo começou em 2009, quando 38 trabalhadores contratados pela usina foram flagrados em condições degradantes. Na mesma noite em que foi publicada a nota, o presidente da Coagro, Frederico Paes, foi contactado e se surpreendeu com a informação que considerou um "terrível equívoco". Paes recebeu, em junho de 2012, das mãos da presidente Dilma Rousseff, um certificado de empresa que respeita as leis trabalhistas. O Ministério Público do Trabalho (MPT) quer cassar esses certificados.
Enquanto permanecer na lista suja do trabalho escravo elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas incluídas, entre outras penalidades, não podem obter empréstimos de bancos públicos.
Leia abaixo o e-mail da ONG Repórter Brasil:

Caro Ricardo, como vai?

Conforme divulgado pela Ministério do Trabalho e Emprego, a Coagro está na "lista suja". Realmente se trata da mesma empresa que recebeu o selo das mãos da presidenta Dilma e do presidente do Senado. O assunto foi citado na seguinte reportagem publicada na série de especiais que a Repórter Brasil publicou sobre a atualização:
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=2162
"A presença de um ministro em evento em que um pecuarista flagrado com trabalho escravo recebeu homenagem está longe de ser caso isolado. Muitos dos que estão na lista têm relações diretas com o poder. A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), empresa que também entra nesta atualização, foi agraciada recentemente com o  selo de “Empresa Compromissada” concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.
Frederico Paes, presidente do grupo, recebeu um certificado da presidenta da República Dilma Rousseff (PT) e do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) em meados deste ano. A Coagro entra na relação devido a flagrante de 2009, quando fiscais encontraram 38 escravos empregados pelo grupo. É justamente por conta de problemas trabalhistas e outras irregularidades que o MPT tem defendido o cancelamento do "selo social" da cana."
Caso você precise de novas informações, fique a vontade para nos procurar.
Abraços,
F � M o ��I `@I yle='margin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal;tab-stops:45.8pt 91.6pt 137.4pt 183.2pt 229.0pt 274.8pt 320.6pt 366.4pt 412.2pt 458.0pt 503.8pt 549.6pt 595.4pt 641.2pt 687.0pt 732.8pt'>Brasil publicou sobre a atualização:


"A presença de um ministro em evento em que um pecuarista flagrado com
trabalho escravo recebeu homenagem está longe de ser caso isolado.
Muitos dos que estão na lista têm relações diretas com o poder. A
Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), empresa
que também entra nesta atualização, foi agraciada recentemente com o  selo
de “Empresa Compromissada” concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e
Avaliação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de
Trabalho na Cana-de-Açúcar.

Frederico Paes, presidente do grupo, recebeu um certificado da presidenta
da República Dilma Rousseff (PT) e do presidente do Senado José Sarney
(PMDB-AP) em meados deste ano. A Coagro entra na relação devido a
flagrante de 2009, quando fiscais encontraram 38 escravos empregados pelo
grupo. É justamente por conta de problemas trabalhistas e outras
irregularidades que o MPT tem defendido o cancelamento do "selo social" da
cana."

Caso você precise de novas informações, fique a vontade para nos procurar.

Abraços,


Camila Teixeira






Nenhum comentário: