quinta-feira, 4 de julho de 2013

CORPO DE ZULEIMA FARIA ENTERRADO NO CAJU

Da Folha on line (aqui):


Morre a professora Zuleima de Oliveira Faria

Internada no Hospital da Unimed desde sábado, faleceu nesta manhã a professora Zuleima de Oliveira Faria, de 81 anos, que, além de ter sido diretora da Faculdade de Filosofia  (1983/1991), contribuiu decisivamente no processo de implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e coordenou sua Secretaria Acadêmica de 1993 a 2007. Educadora emérita, seu corpo foi velado na capela da Faculdade de Filosofia e o enterro aconteceu às 16h30 no Cemitério do Caju.
Em meio a manifestações de pesar durante o velório, seu sobrinho e afilhado Marcelo Amoy informou que nos últimos meses ela vinha convivendo com dificuldades respiratórias e, ao ser internada na última vez, houve comprometimento das funções do coração e não resistiu. Até o final de 2011 exerceu a função de assessora especial da direção da Faculdade de Odontologia. Mesmo sem ter dado aulas na unidade, Zuleima recebeu o título de Professora Emérita da Faculdade de Medicina de Campos face à  participação à época de sua implantação.
- Ela é um patrimônio da história da educação de nossa Campos dos Goytacazes. Destaque-se também o sentido ético que imprimiu às atividades no âmbito educacional. É uma grande perda e um exemplo a ser sempre lembrado – disse a professora Arlete Sendra, da Uenf. Desde o final da manhã até a hora do enterro, no final do dia, foi expressiva a presença de professores e alunos no velório. Várias coroas de flores foram enviadas por diferentes setores da comunidade, uma vez que sua presença foi marcante nos momentos mais importantes desta cidade na área da educação.  
Celso Cordeiro Filho

Nenhum comentário: