O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (16) a escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon. Literatura e sua trajetória no mundo das letras são alguns dos assuntos que pautarão o debate.
Filha de espanhóis de origem galega, Nélida nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela PUC-RJ em 1957 e, dois anos depois, publicou os primeiros contos. Sua estreia literária foi em 1961 com o livro Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo. De lá pra cá, coleciona mais de 20 obras, entre romances, contos e ensaios. Sua bibliografia cruzou o continente chegando a ter traduções em países como Espanha, França e Alemanha. Em 1996 assumiu a presidência da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher, em 100 anos, a comandar a instituição.
Participam da bancada desta edição João Gabriel de Lima, redator-chefe da revista Época; Ana Weiss, editora de cultura da revista IstoÉ; José Nêumanne, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista da TV Gazeta e da rádio Jovem Pan; Marcelino Freire, escritor; e Norma Couri, correspondente da revista portuguesa Visão. O programa ainda conta com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso.
(TV Cultura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário