quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CAMPOS CONTINUA ENTRE OS CINCO MUNICÍPIOS COM O PIOR IDEB DO ESTADO

Do Blog do Bastos (aqui):

Novo ranking da Educação: Campos fica em 88° lugar, com nota 3,6

ioeb-rio-de-janeiro-WEB
Com 8.180 habitantes, Comendador Levy Gasparian é o município do estado do Rio com as melhores condições de ensino básico. A constatação é do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), levantamento inédito sobre o aprendizado em todo o país. Já o município de Campos, que amarga a antepenúltima colocação no ranking do Ideb (aqui), ficou em 88° lugar no ranking do Ioeb, com nota 3,6, superando apenas quatro cidades (Japeri, Santa Maria Madalena, Arraial do Cabo e Belford Roxo). Campos tem a pior nota entre todos os municípios do Norte e Noroeste.
Municípios como Italva (7° lugar), Itaocara (9° lugar), São Fidélis (16° lugar) e Cambuci (18° lugar), apareceram bem no ranking. São João da Barra ficou em 42° lugar, com nota 4,2, superando Macaé, que ficou com nota 4,1, assim como Quissamã (4,1). São Francisco do Itabapoana ficou com 3,9.
O novo indicador é fruto de estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), com a poio das fundações Roberto Marinho e Lemann e do Instituto Península. Além de considerar a nota do Ideb, o índice se baseia em critérios como escolaridade de professores e taxa de atendimento na educação infantil. “A ideia é mostrar qual seria a situação de um aluno se estivesse no município “A”, em vez do “B”. Na verdade, é um indicador que agrega vários outros indicadores com o objetivo de aferir a qualidade educacional”, diz Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep (instituto do Ministério da Educação que faz avaliações do ensino) e um dos autores do recém-lançado índice.
Mas ele faz um alerta: “Nenhum indicador é receita de bolo. Todos são termômetros. O importante é que levem a uma mobilização”, frisou.
No ranking dos estados, o Rio de Janeiro não foi bem: entre os 27, ficou em 15º. Entre os 25 melhores municípios brasileiros, nenhum é do Rio.
Mesmo insatisfeito com o resultado, o secretário estadual de Educação, Antonio Neto, elogiou a criação do Ioeb, que reúne as escolas públicas e particulares num mesmo índice. “É positivo para a sociedade ter um indicador que está focado numa região. Embora o Rio tenha avançado na educação nos últimos anos, o Ioeb mostra o nosso desafio de superar desigualdades. O objetivo é entender as dificuldades e virtudes de cada região”, diz.
O município do Rio ficou em 27º lugar entre os 92 do estado e foi a 11ª entre as 27 capitais. Helena Bomeny, secretária municipal de Educação, ressaltou as dificuldades que as grandes redes enfrentam. “Não é justo comparar um município que tem 12 mil alunos com outro que tem 600 mil”, defendeu-se.
O Ioeb pode ser acessado no site www.ioeb.org.br
Fonte: Extra 
Atualização às 18h50 – Prefeitura comenta – De acordo com uma nota enviada pela Superintendência de Comunicação, “o Ioeb identificou o impacto negativo do atendimento ao ensino médio, que é competência do Estado, na formação da nota do município.  O Ioeb mede as oportunidades de ensino em todas as esferas (municipal,  estadual e particular) e é feito por Organizações Não Governamentais. O mesmo estudo do Ioeb revela que, em relação à oportunidade de matrícula de 0 a 6 anos, que compete ao município, Campos, que está com média 5,1,  está acima da média nacional, que foi de 4,1. De acordo o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, diretor do Sindicato dos Professores da Rede Particular (Simpro),  outro fator positivo se refere ao nível de qualificação dos professores, que em sua maioria tem ensino superior”.
Leia a matéria completa na edição de amanhã (09) da Folha 

Nenhum comentário: