domingo, 17 de janeiro de 2016

PARAÍBA GANHA VOLUME MAS COTA ESTÁ LONGE DE ALERTA

                                                                                     Foto: Ricardo André Vasconcelos - 16/01/2016 - Via Iphone - 14h45
A medição do rio Paraíba nesta tarde de domingo é de 7h50, bem abaixo dos 10m40 que disparam o alerta da Defesa Civil

Régua de medição mosta que o Paraíba está na cota 7m50
Depois de longa estiagem, o Rio Paraíba do Sul começa a refletir as chuvas que vêm caindo nos últimos dias, principalmente em seus afluentes. Cidades como Itaocara e São Fidélis, ambas banhadas pelo Paraíba, já apresentam áreas de alagamento e dificuldades na captação de água para tratamento e distribuição à população.
Em Campos, a situação ainda é tranquila. Agora às 14h45, a régua de telemetria instalada ao lado da Ponte Barcelos Martins, em Guarus, marcava 7,50cm. bem abaixo dos 10,40cm que disparam o alerta da Defesa Civil. No entanto, há três a cota era de pouco mais de 5 m, ou seja, subiu 2,50cm em 72 horas. Já é possível ver grande quantidade de mato arrastrado pelas águas e a expectativa é de aumento de volume nos próximos dias porque continua chovendo nas cabeceiras de rios como Pomba e Muriaé, que desembocam no Paraíba.

Em São Fidélis a prefeitura emitiu alerta à população neste domingo pela manhã. No portal da Prefeitura (aqui) o texto avisa que "por medida de precaução, a Defesa Civil do município de São FidéliS/RJ pede que toda a população ribeirinha fique em alerta, pois há possibilidade de aumento no volume do Rio Paraíba do Sul"

Foto divulgada hoje pela Prefeitura de São Fidélis mostra algumas ilhas já cobertas pelas águas



Nenhum comentário: