terça-feira, 16 de setembro de 2008

Efeito Odete


O crescimento das intenções de voto na candidata do PCdoB, professora Odete Rocha, pode ser fundamental para levar a eleição para o segundo turno. O chamado "efeito Odete", tem se crescido nas últimas semanas como uma opção para o eleitor que não admite votar nem em Rosinha Garotinho (PMDB) e nem em Arnaldo Vianna (PDT), mas teme que, ao anular o voto ajude a eleger um dos dois.
Na primeira pesquisa Ibope, realizada poucos dias após o início do horário eleitoral, Odete aparecia com 2% das intenções de votos e, na pesquisa divulgada hoje, saltou para 5%. Paulo Feijó, que se apresenta como opção às candidaturas que polarizam a eleição, fez o caminho inverso: despencou de 4 para 2%.
E, se parte do desempenho de Odete pode ser creditado à sua performance na TV, é de se esperar que cresça ainda mais no debate no próximo dia 2, quando estará cara-a-cara e em pé de igualdade com os outros concorrentes.
Então, levanta-se uma questão: ajudando a levar a eleição para o segundo turno e não estando entre os dois que vão disputar a etapa final, qual será a posição de Odete Rocha? Vai apoiar um dos dois, ficar neutra ou pregar o voto nulo?





9 comentários:

Gervásio Cordeiro NETO disse...

Esse é meu temor Ricardo. Quero votar na Profª Odete, mas temo que a mesma apóie um dos dois no segundo turno.
Grande abraço

Anônimo disse...

Não haverá segundo turno. Rosinha vai ganhar no primeiro.

rufus disse...

É uma leitura distorcida dos números? O visionário percebeu algum aspecto implícito na pesquisa e que ninguém mais viu? É vidente e previu na bola de cristal que o TSE não dá o registro a Arnaldo? Ou é uma questão de fé "irmão"???

Anônimo disse...

Se houver segundo turno, espero que os candidatos que ficarão de fora da disputa, escolha o que é melhor pra Campos, neutralidade é uma atitude covarde, paulo feijó já mostrou em sua entrevista ser um covarde? espero que a Professora Odete não seja.

Leonel disse...

Eu acho que é uma questão de proporcionalidade. Se na 1ª pesquiza a diferença era de 1% e alguns dias depois 7%, daqui a 18 dias será bem maior esta diferença. É regra de 3. Tomara, para o bem de Campos, que eu tenha razão.

Anônimo disse...

Concordo c/ o Gervásio tb é o q me preocupa.
Fiquei mto decepcionada c/ o PT(Campos) e c/o Dr. Moussalem... "Quem com porco dorme farelo come"
Aliás, esse ditado serve pro Feijó. Que coisa triste!

Anônimo disse...

A professora Odete no segundo turno das eleições de 2004, apoiou Carlos Alberto Campista, candidato de Arnaldo Viana. É desse jeito que ela combate a corrupção??? Quem você acha que ela apoiaria agora, no caso de haver segundo turno?

Anônimo disse...

Também acho que Rosinha leva no primeiro turno.

A campanha dela me parece mais organizada, nas pesquisas internas dos partidos (PDT e PMDB)posso concluir que em todas as areas Rosinha cresce, até mesmo na baixada e no interior, na classe média ela cresceu muito que era mais próxima a Arnaldo, até porque os grandes beneficiados pela corrupção da máquina são da classe média (super-salários e fantasmas.

Estava vendo no blog de Roberto Moraes que contando apenas os validos Rosinha teria de acordo com o IBOPE 49,4%, fora que com o impacto dessa pesquisa mais adesões tendem a ocorrer.
Diferente de 2004 e 2006 a boa parte dos insatisfeitos, os que querem mudança não estão aderindo a um terceiro nome, estão identificando em Rosinha a mudança.


Meu palpite é que Rosinha leve no primeiro turno, e também não acredito que o TSE libere Arnaldo.

Anônimo disse...

essa é novidade para mim ,e acredito que para muitos tambem. Dona Odete ter apoiado Carlos Alberto Campista em 2004. Mesmo sabendo de todas falcatruas EX. Contrataçôes em massa. Agora fala de honestidade!!