segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Blog memória

Primeiro presidente da República a assistir aos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Sambódromo (que foi inaugurado em 1984), Itamar Franco protogonizou o maior escândalo do Carnaval de 1994: foi fotografado ao lado de uma modelo sem calcinha.
Era Lilian Ramos, que nos dias seguintes frequentou as manchetes dos jornais como uma possível namorada do presidente.
Desimpedido, Itamar era divorciado e, mais que o namoro, o mais chamou a atenção dos fotógrafos e do país foi a polêmica que se criou nas semanas seguintes: estava ou não sem calcinha?
Talvez por isso é que, só agora, 15 anos depois um presidente volta ao sambódromo do Rio de Janeiro. E, pelo que se viu ontem, Lula estava comportadíssimo.




As fotos foram publicadas nas primeiras páginas dos jornais e revistas no Carnaval de 1993.


Anos depois, em 2007, Itamar falou sobre o assunto numa entrevista para a Istoé:

ISTOÉ – Como o sr. avalia, hoje, o episódio Lilian Ramos (modelo fotografada sem calcinha ao lado de Itamar no Sambódromo, durante o Carnaval de 1993)?
Itamar – Estou convencido de que foi um golpe que armaram contra mim. Hoje, eu imagino até quem o fez, só não quero dizer o nome. Mas tem uma coisa: eu não poderia colocar um espelho embaixo das saias das mulheres para olhar se ela estava sem calcinha. Eu jamais imaginaria. Ninguém sensato pode imaginar que o presidente da República pudesse receber uma mulher pelada.

Íntegra da entrevista aqui.

Atualização às 18h45 de 24/02/09 para correção da data. Apesar de a Revista Istoé se referir ao caso como ocorrido em 1993, o certo é que foi em 1994, conforme o livro "Presidentes do Brasil - de Deodoro a FHC", página 846 ,Editora Rio e, também, na página 14 do Caderno de Carnaval de O Globo de hoje.

Um comentário:

Roberto Torres disse...

Quem conhece bem o Itamar, sabe que ele nao é disso.