quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nahim, Blogs e democracia

Tem lá as suas razões o vereador Nelson Nahim, presidente da Câmara Municipal de Campos, ao sentir-se incomodado com as críticas que a instituição vem recebendo na mídia, especialmente nos Blogs.
Mas quem manda suas excelências darem tantos motivos?
Uma “Casa de Leis” que nos últimos anos se acomodou no subalterno papel de mera homologadora da vontade do prefeito (qualquer prefeito!!!), e que praticamente abdicou de sua missão constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo, deve estar preparada para absorver críticas. É o preço que paga pela opção preferencial da maioria pela adesão obsequiosa ao governo (qualquer governo!!!) em troca de emendas, empregos para afilhados e outros favores.
No ano passado, por exemplo, a Câmara Municipal teve a oportunidade de sair do atoleiro e preferiu afundar-se ainda mais: as duas comissões processantes criadas para investigar o governo Mocaiber foram arquivadas por “falta de provas”. Conclusão vergonhosa diante da montanha de provas e indícios disponíveis nos processos oriundos da “Operação Telhado de Vidro”, quando os principais assessores do prefeito foram presos, e o próprio, afastado por 43 dias.
O desabafo do presidente da Câmara em relação aos que chamou de “bloguistas desocupados” e aos quais ameaçou com processos judiciais, não deve ser entendido como nada mais que um arroubo de retórica. Democrata como é, Nahim sabe que no estado democrático de direito, prevalece a livre manifestação do pensamento e a liberdade de expressão nos limites da lei. Qualquer cidadão, pois, que entender-se atingido em sua honra pode e deve buscar no Judiciário a reparação do dano.
Nada mais que isso.
Cabe aos jornalistas e “bloguistas” exercerem o seu sagrado direito de informar e opinar com o mesmo decoro e responsabilidade que se espera de suas excelências.

16 comentários:

Renato disse...

Ricardo,
também assisti o pronunciamento porém entendi que o vereador se referia aos comentários "caluniosos"feitos por anônimos e permitidos e mantidos pelos proprietários dos Blog's,algo que inclusive você já havia me alertado como cuidado que estava tendo dai a moderação no seu blog.
Fui depois conferi nos blog's mais famosos e percebi que a ameaça na verdade é para um inimigo íntimo pois os comentários a respeito de Nelson Nahin estavam era no Blog do Garotinho o que explica o tom a que o lider do governo na Câmara se referiu ao presidente quanto ao mesmo ter dado a palavra a Marcos Bacellar dando a entender que o estava protegendo.Mas isso é outra história.
Um abraço,Renato Gonçalves

Sérgio Provisano disse...

Perfeita a sua postagem Ricardo André. Postei ontem num outro blog, o Sociedade Blog um comentário num post de Neto, que reproduzo aqui, se me for permitido:

"Neto, Nelson Nahim já tinha sinalizado anteriormente essa intenção, agora ele verbalizou de forma clara e insofismável.

É, no meu leigo entender, uma tentativa tola e inócua, de tentar interferir com a liberdade de expressão das pessoas, liberdade essa que é um direito constitucional que o vereador conhece com profundidade, uma vez que o mesmo é um operador do Direito, Bacharel que é.

Só que, os tempos de ditadura já se foram há muito, ameaças não vão intimidar os combatentes da liberdade. Ele acha que os blogs vão se calar diante dessas ameaças, que não passam de puras fanfarronices."

E volto a reafirmar que não passa de pura bazófia do presidente da Câmara, até porque, existe um entendimento legal de que o setor jurídico da Câmara, não está constituído para defender individualmente, os interesses dos vereadores. O setor jurídico da Câmara está ali para dar suporte e agir nos interesses da intituição.

O vereador que por ventura se sentir ofendido no plano pessoal, que constitua advogado e processe a quem de direito.

Não vai seu ou qualquer outro cidadão que vai pagar a conta de defesa de interesses privados, com os recursos arrecadados com o nosso suado dinheirinho. Já não bastam os salários e vantagens que os nobres edis recebem? Agora vamos pagar honorários para que eles processem pessoas que manifestam sua opiniões de forma livre como está na Constituição?

Taí, estou pagando para ver se toda essa fanfarronice vai adiante.

Forte abraço.

xacal disse...

Caro Ricardo,

Permita-me uma ligeira discordância...

Quando você, na sua última parte do texto: "(...)Cabe aos jornalistas e “bloguistas” exercerem o seu sagrado direito de informar e opinar com o mesmo decoro e responsabilidade que se espera de suas excelências."
iguala bloguistas e jornalistas a vereadores, e nivela as responsabilidades, comete, na minha rasa opinião um deslize, veja porque:

vereadores são mandatários, eleitos e com representação para mudar e influir no destino de 500 mil pessoas, integram um dos poderes do município, o legislativo, e portanto, sua responsabilidade e decoro são muito maiores que cidadãos (bloguistas) que utilizam a internet como meio de expressão...
É lógico que isso não é um salvo conduto para cometer barbaridades, mas eu creio que palavras de um bloguista não têm, e nem podem ter, o mesmo peso de quem foi eleito pelo povo para representar e cuidar de seus interesses...

Aos bloguistas e jornalistas cabem outras responsabilidades e outras formas de decoro...

Por isso é que soa, também, tão deslocada a fala do nobre edil no púlpito da presidência da câmara...

Nós fazemos o nosso papel quando denunciamos a má conduta deles, mesmo que para isso utilizemos linguagem e meios não ortodoxos...

Agora, vereadores estão adstritos a liturgia do cargo, e devem manter a compostura e a estatura que esses cargos exigem, o que infelizmente, não temos assistido...!

Evandeson Silva disse...

Concordo com você em número genêro e grau penso a mesma coisa e acho oque eo vereador Nelson disse foi de uma grosseria e afronta aso blogueiros e queria pedir sua autorização para republicar esta matéria sua em meu blog pois o mesmo está bombando e queria ter você como meu seguidor assim como sou seu. Abraço.

Unknown disse...

"A crítica, como expressão de opinião, é a servidão que há de suportar (...) quem se encontrar catalogado no rol das figuras importantes"
(juiz Silvio Rocha, citando uma sentença publicada na Espanha.)
(No episódio Gilmar Mendes tentou processar o jurista Dallari por um artigo que o criticava)

a hiena disse...

Teatcher (é assim mesmo que escreve?) Renato Gonçalves, para nós, embora o respeite profundamente, não é necessário traduzir a fala do Presidente Nahim, não, nem carece de defesa. Ele foi infeliz mesmo, quando quer calar uma voz autêntica que começa a se levantar através da internet. Além disso, ele chamou a nós de desocupados e além disso, acusou alguns de nós de nas eleições de seremos fraquinhos de voto. O que para ele é força eleitoral. Parece que a CPI da Campos Luz sinaliza de onde vieram os milagres eleitorais que Campos teve.
Professor e demais blogueiros visitantes do "Eu penso que" está lançado o convite para o PRIMEIRO TUTU DA TROLHA. O dia, local e hora vamos ver o momento ideal. Gostaríamos de vê-lo lá e, além disso, lançar também o seu espaço. Experimenta, vai ser ótimo, segundo o venerável XACAL, não doi, não.

Anônimo disse...

Pessoas inteligentes falam coisas inteligentes, pessoas idiotas falam idiotices e assim por diante......
Namasté

Anônimo disse...

Ricardo, q tal vc voltar a falar de Nepotismo. Este assunto ainda não foi esclarecido.

aguardo

Romero

Unknown disse...

Discordo ,caro Ricardo André, quando você diz que os blogs tem o dever de informar.Informar é o dever dos blogs de jornalistas como você, o espaço que a internet nos dá através de um blog nos dá o direito de nos expressarmos e quanto às reclamações do nobre Edil Nelson Nahim , faço das palavras do Exm°Sr. ministro do STF Joaquim Barbosa as minhas.
Vá às ruas Sr. vereador Nélson Nahim!

Blog Vitor Longo disse...

Campos dos Goytacazes, 30 de abril de 2009.


CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009 FECHA PARCERIA NA DÉCIMA EDIÇÃO COM O AUTOMÓVEL CLUBE

Campos dos Goytacazes, 1 de maio de 2009.

Acontece no próximo dia 23 de maio (sábado) às 14 horas, no Parque Aquático do Automóvel Clube Fluminense, a 1ª Etapa do CIRCUITO UNIMED DE NATAÇÃO 2009.

Pelo décimo ano consecutivo a UNIMED - Campos realiza este evento que tem como objetivo principal estimular, desenvolver e, sobretudo descobrir novos valores na natação. Segundo a organização do Circuito, os diversos Clubes, Escolas, Academias e Condomínios de Campos já foram contatados e confirmaram presença.

Neste evento, que é realizado em forma de festival, todos os participantes recebem medalhas e brindes como forma de incentivo. As provas são de batida de perna com a prancha, 12,5 metros, 25 metros livre e 50 metros livres.

A expectativa é que nessa primeira etapa participem aproximadamente 500 crianças de diversas faixas etárias e níveis de habilidade.

De acordo com um dos organizador do evento, Prof. Vitor Longo Braz, _ “A natação de Campos vem se desenvolvendo graças a este trabalho de base, que conta com o apoio do Pólo IV da FARJ – Federação Aquática do Rio de Janeiro”.

Anônimo disse...

Morre Augusto Boal, o criador do Teatro do Oprimido




O dramaturgo e diretor teatro, Augusto Boal, morreu na madrugada de hoje, aos 78 anos, de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano, no bairro do Botafogo, Rio. Ele sofria de leucemia e estava internado desde o dia 28 de abril. O local e o horário do enterro não foram divulgados. O trabalho do carioca Boal, que também era ensaísta e teórico do teatro, ganhou destaque nos anos 1960 e 1970, quando esteve à frente do Teatro de Arena de São Paulo e criou o Teatro do Oprimido, pelo qual foi internacionalmente reconhecido por aliar arte dramática à ação social.

a hiena disse...

Ricardo, esse seu silêncio está incomodando. Vamos em frente, apesar do Nahim.

PROFª LUCIANA disse...

Passe no meu blog para buscar o selo "Este blog é uma jóia", é um prêmio, seu blog merece.
Abraços

Ricardo André Vasconcelos disse...

Calma, Hiena, eu também viajo, curto feriado descanso...
abraço.

a hiena disse...

Ah, ... tudo bem!

Ricardo André Vasconcelos disse...

Valeu Hiena, hoje, por exemplo, estou com problemas de acesso à Internet (está irritantemente lenta).
Um abraço!