segunda-feira, 18 de maio de 2009

Blog memória

Foto:Wellington Rangel
A foto acima foi enviada pelo autor, Wellington Rangel, o nosso Peninha, um dos melhores repórteres-fotográficos que já atuou em Campos.
É uma foto histórica, que foi publicada na Folha da Manhã, e mostra o então governador Antônio de Pádua das Chagas Freitas tomando banho no Rio Paraíba com uma bermuda emprestada por um pescador.
Era final dos anos 70 ou início dos 80 e um vazamento de metais pesados (cádmio e zinco) poluira o Paraíba e o abastecimento de água foi suspenso por vários dias e a pesca por meses. Para mostrar a população que o perigo já tinha passado, o governador, posou de bermudas dentro do Paraíba e ainda bebeu um copo de água retirada diretamente do rio.
Além da histórica fotografia, o acidente, provocado pela Companhia Paraíbuna de Metais, foi responsável pelo surgimento de uma ampla campanha por uma nova fonte de captação de água para abastecer a cidade (Lagoa de Cima). O movimento "água boa é da lagoa"morreu depois de eleger alguns políticos que pegaram carona e nosso velho paraíba de guerra continua essa imensa lixeira dos dejetos das indústrias paulistas e fluminenses além do esgoto doméstico de quase uma centena de cidades.

Atualização às 22h40 - Luciano Aquino me corrige: o acidente ocorreu em 1982.

4 comentários:

Luciano Aquino Azevedo disse...

Ricardo,
apenas para reforçar a sua grande sacada do blog memória: a foto do Chagas Freitas no Paraíba, do Peninha, é de 1982. Estávamos no segundo ano da FFC e eu era estagiário da recém criada Rádio Cidade de Campos, hoje incorporada à rede da IURD.
Abraços.

Ana Paula Motta disse...

Eu lembro disso,Ricardo. Sou mesmo uma senhorinha.
Um abraço

a hiena disse...

Ricardo, o Chagas Freitas seria o pai de todos os factoides. Depois dele Cesar Maia dançou com a vassoura, Garotinho fez greve de fome... e por aí vai...

Anônimo disse...

Me lembro da piada: se o rio não está mais poluído, agora está infestado com a doença de chagas... rsrs (só pra descontrair)