terça-feira, 9 de junho de 2009

Mudança

Finalmente, nos próximos dias (depois de quase seis meses), o governo Rosinha vai chegar às ruas para tentar debelar um desencanto crescente que já foi captado pelas ágeis e potentes antenas do prefeito de honra, Anthony Garotinho.
O discurso da "arrumação da casa" já não inibe as cobranças e ações como passagem a R$ 1,00 e vale-alimentação de R$ 100 não são mais suficientes para atender a demanda reprimida nos últimos meses do desgoverno Mocaiber e que continuam a crescer na administração Rosinha.
As ruas continuam mal cuidadas, sujas, as faixas de pedestres apagadas; vans e lotadas fazem do trânsito um inferno. ONG´s que tiveram convênios renovados em sessões públicas e repercussão na mídia não veem a cor do dinheiro e continuam na iminência de fechar as portas. Não vale nem o escrito, assinado, fotografado...
Enquanto isso um governo de gabinete põe em risco a decantada "experiência administrativa" da ex-governadora e não sai do lugar patinando em processos questinados judicialmente. Na dócil mídia aliada e no portal oficial é um sucesso constante com os sucessivos lançamentos de programas, encontros em Brasília, reuniões e seminários. Mas isso só não basta. Comunicação funciona muito bem, mas sem ações efetivas é tão vã como a fé sem obras.
Com base nisso, o comandante Garotinho exige ação imediada e alguns integrantes do primeiro escalão foram chamados às falas, e não será surpresa se houver mudança no secretariado nos próximos dias. Em algumas áreas que considera mais sensíveis, quer profissionais mas experimentados.
Vamos aguardar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo André,

O Seu texto relata exatamente o que está acontecendo na nossa cidade, Campos dos Goytacazes.
Realmente não dá mais pra enganar.
Parece que o tempo parou para os administradores.
Umas poucas ações que se fizeram, apenas com objetivo político.
Com certeza eles mesmos( os administradores) já perceberam o tamanho da inercia de saber gerenciar(planejar e executar).
Estamos cansados de esperar...
...de quebrar carro nos buracos...


Abraço e parabéns pelo post !

Anônimo disse...

Caro Ricardo, concordo com vc quando diz coisas corretas sobre a feiura da cidade e a velhice de seus prédios. Agora, contestar a legitimidade do subsídio na tarifa e o programa de renda mínima, em plena crise nacional e internacional e´uma visão muito severa sua, em relação à prefeita a quem vc um dia já serviu e admirou. Até por que, ela com toda dificuldade de início de governo e péssimos secretários de saúde e educação ainda ostenta uma ótima popularidade. Saudações tricolores.

Anônimo disse...

Como Campista torço para que as coisas realmente aconteça com rapidez e a cidade possa ter saúde, educação e principamente ordem.
Agora, com um Secretário de Obras que usa como critério para priorizar obra "para onde o nariz aponta"... fica difícil...

Anônimo disse...

Infelizmente percebo que uma minoria da população torce contra a cidade por interesses mesquinhos. Nada que se faça de bom basta para quem tem interesse no caus e/ou carregam ódio no coração. Colocam sua visão como se fosse a visão da população e se julgam donos da verdade.
Mas quando sai uma pesquisa de aprovação do governo municipal a mascara cai.

Ricardo André Vasconcelos disse...

A(o) sr(a) anômimo(a) das 21h45:

Duas observaçõs sobre seu comentário:
1)Não contestei a legitimidade do subsídio na tarifa de ônibus e nem da política de renda mínima. Disse, e repito, que isso só não basta.
2) Nunca "servi" à prefeita conforme o sr(a) escreveu. Fui, e já disse aqui dezenas de vezes e quantas vezes mais direi, que fui secretário de comunicação social do primeiro governo Garotinho. Rosinha era a primeira-dama e nunca, nem a ela e nem ao prefeito da época, me posicionei em posição de subserviência.
Trabalhei num governo em que acreditava e porque acreditava e porque integrava um grupo que vinha, antes da política, tecendo o sonho de uma sociedade mais justa.

Anônimo disse...

Entre o Governo Arnaldo e Mocaiber quantos anos se passaram?

Quantos obras esses elementos realizaram em seus governos?

Quantas vezes Campos foi alvo de manchetes nas páginas dos principais jornais nacionais por corrupção, e que perdura até hoje?

O que os larapios fizeram para minimizar os problemas sociais do Guarus, Penha, Baixad Campista e etc?

Quais foram as principais ações nas princiais áreas nos governos desses larapios?

O que era Camos antes de Garotinho e após a sua saida?

Sinceramente, saí para trabalhar fora de Campos por alguns anos e quando retornei 3 anos atrás, Campos estava extamente do jeito que o Garotinho deixou, são anos de atraso...e vc's querem que as coisas se resolvam em meses...tiveram paciênci por anos a fio e querem solução imediata?

E ainda dão bolas para um tal de Bacellar e sua quadrilha!!!

As memórias são curtas mesmo, esquecemos as coisas muito rapidamente.

Anônimo disse...

Ricardo André,
Excelente o seu texto, representa muito bem o que todos nós campistas estamos sentindo e assistindo. Votei na Rosinha acreditando justamente na tão difundida e falada "experiência administrativa", que era justamente o que o outro grupo parecia não ter, já que o desmando era o que imperava nos governos Arnaldo e Mocaiber.
Mas infelizmente o temos visto é a mesma coisa, ou talvez pior, já que o caos está em quase todos os setores da Prefeitura.
A nossa saúde está sucateada, existem postos de saúde e até o Hospital São José que carecem de simples medicamentos e materiais. Nosso atual secretário de Obras, foi posto lá por uma série de motivos (todos eles políticos), menos para conservação de nossas ruas e benfeitorias. Andar de carro pela cidade virou uma aventura, e pior, os buracos estão há muito tempo e nada fazem. Uma vergonha. Falando em vergonha, assista ou mesmo ouça uma entrevista da secretária do Procon. Ela e seu marido (candidato a vereador) podem ter sido grandes cabos eleitorais, mas estar à frente de um Órgão público com a credibilidade que tinha o Procon de nossa cidade requer muito mais do isso. Os salários dos terceirizados não tem data e nem valor exato. Isso é uma verdadeiro desrespeito a quem trabalha. O tempo de escravidão já acabou, estas pessoas têm famílias e merecem respeito e dignidade. A educação, setor que pode contribuir de forma concreta na vida das pessoas para que elas dexem de ser meras marionetes nas mãos destes manipuladores, talvez seja o que mais vem sofrendo. Estamos assistindo um verdadeiro entra e sai de diretores de escolas, pelo mesmo motivo, são todos despreparados. Eles são indicados e não têm competência e preparo para continuar, e enquanto isso, as escolas...
Como diz o excelente Xacal, estamos assistindo o governo "dos mil patetas" e de "experiência administrativa" ainda nada.
Campos merece muito mais.
Abraço
Paulo Sérgio