quarta-feira, 3 de novembro de 2010

domingo, 31 de outubro de 2010

Serra está falando neste momento

Em São Paulo, o candidato derrotado, José Serra está fazendo um pronunciamento neste momento e começou cumprimentando Dilma Rousseff pela vitória.

Dilma é a primeira presidenta do Brasil

Com um discurso de 25 minutos, encerrado agora há pouco para uma platéia de um hotel em Brasília, Dilma Rousseff fez seu primeiro pronunciamento como presidenta eleita. Ela usou a expressão presidenta e apresentou um resumo das ações de governo. Dilma se emocionou quando se referiu a presidente Lula se dizendo feliz com a vitória e ao mesmo tempo triste com a despedida de Lula.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

STF decide que Lei da Ficha Limpa vale para eleições deste ano

Ao negar provimento ao recurso do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), o STF decidiu agora há pouco que a Lei complementar 135/2010 vale para as eleições deste ano.
Os outros fichas sujas deverão ter o mesmo destino.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ibope: Dilma abre vantagem de 12 pontos sobre Serra

Pesquisa Ibope divulgada agora há pouco no JN, considerando os votos válidos (sem os nulos e indecisos)
Dilma - 56
Serra - 44

Foram ouvidas 3010 pessoas e a pesquisa foi registrada no TSE com o número 36476/2010.

Serra agredido na Zona Norte do Rio

Do Portal G1
A assessoria do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, disse que o restante da agenda do tucano no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20) foi cancelado após ele ser atingido por um objeto no calçadão de Campo Grande, bairro da Zona Oeste, durante caminhada. O evento teve um princípio de confusão quando partidários do tucano se encontraram com simpatizantes do PT. Após ser atingido, Serra foi levado para uma clínica em Botafogo, onde passou por exames, e foi liberado.

Mais informações aqui no G1.

José Dirceu pede direito de resposta no programa de Serra, e Paulo Preto no de Dilma





Personagens virtualmente presentes na campanha eleitoral neste segundo turno, o ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu e o ex-diretor da estatal paulista que cuida de estradas, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, querem deixar deixar de ser apenas citados para aparecerem, em carne e osso no horário eleitoral gratuito.
José Dirceu, é um dos réus num processo em curso no STF no cas conhecido como "escândalo do mensalão" e Paulo Preto é acusado pela candidata do PT, Dilma Rousseff, de ter desaparecido com R$ 4 milhões da campanha de Serra.
Os dois foram ao TSE pedir direito de resposta nos programas dos adversários. Confira aqui e aqui no Portal do TSE.

Desarmado buraco-armadilha na ponte da Lapa

O buraco-armadilha resultante de uma obra de reparação na rede de água na descida da ponte da Lapa, conforme denunciando neste Blog aqui, foi finalmente desarmado hoje, com sua cobertura, como aliás, deveria ter sido feito pela concessionária Águas do Paraíba imediatamente após o conserto na tubulação no local.
Os pedestres agradecem.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Marcelo Lessa lança livro amanhã na FDC


O promotor de Justiça Marcelo Lessa Bastos lança amanhã, dia 20, às 18h no foyer da Faculdade de Direito de Campos, seu livro " Processo Penal e Gestão da Prova". 
(clique na imagem/convite para mais detalhes)

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma 14 pontos à frente de Serra

Do G1
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 57% dos votos válidos -- que excluem os brancos, nulos e indecisos -- contra 43% de José Serra (PSDB),  segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira (19) pelo portal iG. A pesquisa foi realizada de 15 a 17 de outubro. Na sondagem anterior, realizada de 10 a 11 de outubro, a petista registrava 54% dos votos válidos contra 46% do tucano.
Consideradas as intenções de votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma aparece com 51% das intenções de voto contra 39% de Serra. De acordo com o Vox Populi, 4% dos entrevistados se declararam indecisos, e os brancos e nulos somaram 6%. Na pesquisa anterior do instituto, Dilma tinha 48% dos votos totais contra 40% de Serra. Os indecisos somavam 6%, e os brancos e nulos eram 6%.
A pesquisa tem margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto ouviu 3 mil pessoas para o levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36193/2010.
O levantamento do Vox Populi analisou o voto religioso. Conforme o instituto, Serra tem 44% das intenções de voto entre o eleitorado evangélico, ante 42% de Dilma. Entre os entrevistados que se declararam ateus, Dilma tem 49% ante 36% de Serra. Entre os que se disseram católicos praticantes, Dilma tem 54% contra 37% de Serra e, entre os não praticantes, 55% contra 37%.
Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados declararam estarem decididos sobre em quem votarão no dia 31 de outubro e 9% afirmaram que ainda podem trocar de candidato. Entre os eleitores de Dilma, 93% se dizem decididos -- 89% entre os de Serra.

Blogueiros no Açu

Blogueiros de Campos e São João da Barra estiveram hoje pela manhã no canteiro de obras do Complexo Portuário do Açu e foram ciceroneados pela assessora de imprensa na LLX, Simone Fraga.
Mais informações sobre a visita aqui no Urgente, postado por Vitor Menezes; aqui no Blog do Paulo Noel; aqui no "Estou procurando o que fazer"; aqui no Roberto Moraes e aqui no Blog do André Pinto.
                                                                                             Foto:Gustavo Oviedo


                                                   Foto:Gustavo Oviedo
   
                                                                      Foto:Ricardo André

domingo, 17 de outubro de 2010

Sem temas como aborto e religião, Dilma foi melhor no debate

Sem tocar nenhuma vez no tema aborto ou religião, os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra encerraram agora há pouco o debate promovido pela Rede TV! e Folha de S.Paulo.
Bem mais tranquila que do debate da Band, a petista, ao meu ver, se saiu melhor. Dilma saiu na frente sobre as relações perigosas entre Serra e o ex-assessor Paulo Preto, que teria desaparecido com R$ 4 milhões da campanha.
Sem os fantasmas de ter defendido o aborto (em 2007) e recuado na campanha e das denúncias na Casa Civil, Dilma, acredito, se saiu melhor.

Editora José Olympio vai lançar obras inéditas de José Cândido de Carvalho

O caderno Prosa & Verso do jornal O Globo, de ontem, publicou uma ampla matéria sobre o legado de escritores que deixaram livros inacabados, correspondências e outros documentos em poder de familiares. Na página 2 há um texto sobre o maior autor campista, José Cândido de Carvalho, e a notícia de que a Editora José Olympio pretende publicar o livro "O Rei Baltazar", que José Cândido morreu sem concluí-lo mas que foram encontradas várias versões para o fim do romance, além de contos inéditos.
Leia o texto:

José Cândido de Carvalho

Nos últimos anos de vida do escritor José Cândido de Carvalho, o meio literário especulava quando afinal seria lançado seu novo romance, do qual já se conhecia o título — "O Rei Baltazar" —, mas cuja conclusão vinha demorando mais que o esperado. Autor de um dos maiores sucessos da literatura brasileira, o romance  "O Coronel e o Lobisomem", Cândido de Carvalho morreu em 1989 sem concluir a obra, de que desde então não se teve mais notícia. No acervo que ele deixou ao morrer, porém, a filha Laura recentemente encontrou várias versões do livro que estão sendo cotejadas para que afinal ele seja publicado. O romance sairá pela José Olympio, que nos últimos anos tem editado toda a obra de José Cândido. Além do romance, o arquivo tem contos inéditos, cartas, várias fotos de reuniões de escritores e intelectuais, uma biblioteca de centenas de volumes e pastas com recortes de artigos e crônicas publicadas em jornais e nunca reunidos em livro. O conjunto é guardado no apartamento de Laura, em Ipanema, e já foi visitado nos últimos anos por alguns estudiosos da obra de Cândido de Carvalho, mas ainda está por ser analisado em detalhe.
— Não tenho condições e nem a competência profissional para dedicar a esse material o tempo e a energia que ele merece. Isso seria trabalho para pesquisadores e técnicos da área — afirma Laura.
Na correspondência do escritor, há, entre outras coisas, cartas de tradutores e editores estrangeiros de "O Coronel e o Lobisomem"; de Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda cumprimentando-o pela posse na Academia Brasileira de Letras; do poeta Mário Quintana apresentando sua própria candidatura à ABL, e ainda cartas de recomendação de políticos e intelectuais indicando pessoas para vagas na Funarte e RioArte, instituições que o escritor presidiu, respectivamente, de 1976 a 1981 e de 1982 a 1983.

Dilma e Serra têm hoje mais uma chance de ampliar o debate além da pauta religiosa

Hoje, a partir das 21h10, na Rede TV!, os dois candidatos que disputam a preferência de 135 milhões de eleitores para administrar, pelos próximos quatro anos, um país com 190 milhões de habitantes e que é uma das 10 maiores economias do Planeta, têm mais uma chance de ampliar o debate à altura das complexidades que espera o vencedor da eleição de 31 de outubro.
Até aqui, este segundo turno tem sido uma disputa de hipócritas, alimentada pelos marqueteiros e suas pesquisas de opinião e que estão resumindo a pauta a um debate falso moralista sobre aborto e união civil entre pessoas do mesmo sexo. Parece que apenas esses dois temas são os problemas que o(a) futuro(a) presidente(a) vai enfrentar a partir de janeiro de 2011.
Tanto Dilma quanto Serra se mostram reféns da pauta religiosa. Mas não é só isso: são reféns não de dogmas mas de correntes atrasadas e conservadoras de denominações religiosas, sendo que muitas delas estão mais preocupadas com a Terra do que com o Céu, tanto que têm partidos políticos e grandes bancadas parlamentares.
É lamentável que os dois candidatos considerados modernos (guardadas as diferenças e semelhanças), com biografias de resistência à ditadura e ao obscurantismo se curvem à redução do debate e, assim, dão sua contribuição para atrasar ainda mais o país quando retrocedem no tempo e na história voltando a subjulgar o Estado à Igreja.
Resta saber, como todo o respeito,  quem é mais hipócrita, os "religiosos" que sabem o que realmente pensam Serra e Dilma ou os candidatos quando abdicam da laicidade do Estado para garantir os votos dos inocentes eleitores ainda suscetíveis às sugestões de padres de pastores?


Garotinho também mantém seu PR neutro em relação ao segundo turno

O ex-governador Garotinho, eleito o deputado federal com maior votação no Estado do Rio (cerca de 700 mil votos), mas que ainda depende de confirmação da Justiça para tomar posse, decidiu manter o Partido da República (PR) neutro no segundo turno da eleição presidencial. Confira aqui no Blog do Garotinho.
Sobre o assunto, leia o que escreveu em O Globo de hoje o jornalista Ilimar Franco, na coluna Panorama Político (página 2):

Deixaram Garotinho esperando no altar

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) foi procurado pelas campanhas de Dilma Rousseff e José Serra. Nenhum dos lados se comprometeu colocá-lo no palanque.Sua eleição para a Câmara está em suspenso até o julgamento da Lei da Ficha Limpa. Petistas  cariocas acham que o apoio não compensa o desgate de ter uma foto de Dilma ao lado de Garotinho. Adversário do ex-governador, o grupo que controla o PMDB do Rio também quer distância.

Carta aberta aos presidenciáveis

Carta aberta aberta aos presidenciáveis

Os jornalistas brasileiros, legitimamente representados pela FENAJ e os seus 31 Sindicatos filiados, vêm a público reivindicar dos candidatos à Presidência da República que se comprometam com as bandeiras da democratização da comunicação e com a defesa do Jornalismo como bem público essencial à democracia, e dos jornalistas como categoria profissional responsável pela efetivação do direito da sociedade à informação.
Há no país uma ação permanente patrocinada pelos grandes grupos de comunicação para desqualificar o Jornalismo, confundindo propositadamente a produção de informação com entretenimento, ficção e mera opinião. Igualmente, a categoria dos jornalistas sofre ataques à sua constituição e organização.

Por isso, mais uma vez, os jornalistas brasileiros afirmam a defesa da regulamentação da profissão e conclamam a futura ou futuro presidente a apoiar a luta pela aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), em tramitação no Congresso Nacional, que restituem a exigência da formação de nível superior específica para o exercício do Jornalismo.

Nossa categoria entende que a luta pela regulamentação da profissão e pela democracia da comunicação é de interesse público. Baseada nesta compreensão, pede a continuidade da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) como instância democrática e plural de discussão e deliberação das políticas públicas para o setor.

Afirmamos a necessidade de o governo brasileiro dar sequência às decisões da 1ª Confecom, destacando como prioridade a criação do Conselho Nacional de Comunicação como instância deliberativa, do Conselho Federal de Jornalistas (CFJ) e do Código de Ética do Jornalismo assim como a aprovação de uma nova e democrática Lei de Imprensa para o país.

Os jornalistas brasileiros têm a certeza de que o futuro ou futura presidente da República comprometer-se-á com a construção desse grande projeto nacional porque significa a defesa da Liberdade de Expressão e Imprensa e da democracia no Jornalismo, na Comunicação e no Brasil. 

FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas

Brasília, 15 de outubro de 2010.

PV e Marina ficam "neutros" no segundo turno

Do Blog Marina presidente (aqui):


Por 88 votos a 4, a Plenária Nacional do Partido Verde decidiu que a legenda não prestará apoio a nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial.

A defesa da independência foi feita por dirigentes partidários, como José Luiz Penna e Alfredo Sirkis, respectivamente, presidente e vice-presidente do PV, pela senadora Marina Silva e por Guilherme Leal, que compuseram a chapa verde à Presidência da República.
Fernando Gabeira, que falou como representante dos candidatos aos governos estaduais, destacou a importância de que Marina e o partido caminhem juntos nesta etapa da disputa eleitoral.
Gabeira e Sirkis ressaltaram que os militantes do PV poderão se manifestar individualmente, se assim o desejarem, a favor de um ou outro candidato, mas não poderão falar em nome do partido ou usar símbolos partidários quando declararem seu voto. 

PF apreende em SP, 2,1 milhões de panfletos falsos da CNBB contra Dilma

A Polícia Federal apreendeu neste domingo (17) na gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, folhetos que relacionam a presidenciável Dilma Rousseff, do PT, à defesa da descriminalização do aborto.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a busca e a apreensão foram feitas a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a PF encaminhará ao TSE um relatório referente ao caso.
Paulo Ogawa, pai de Alexandre Takeshi Ogawa, proprietário da Editora e Gráfica Pana, disse ao G1 que os agentes da Polícia Federal chegaram na gráfica por volta das 6h deste domingo e deixaram o local por volta das 15h. Ogawa disse que foram apreendidos somente os panfletos impressos, segundo ele, sob encomenda da Diocese de Guarulhos.
“Eles (PF) vieram com um mandado de apreensão para aquele material especifico da Diocese de Guarulhos. Eu prestei depoimento, mas no nosso caso está tudo tranqüilo. Foi uma encomenda feita pela Diocese de Guarulhos, tem carta deles, tem uma carta do Dom Luiz Gonzaga, então é de total responsabilidade deles”, afirmou Paulo Ogawa.

Atualização às 21h41 -

Dona da gráfica é filiada ao PSDB

Já passava das 2 da manhã desse domingo. Na porta da gráfica Pana, no Cambuci, um grupo de 50 a 60 pessoas seguia de plantão – para evitar a distribuição dos panfletos ( supostamente encomendados pelo bispo católico de Guarulhos)  recheados de mistificação religiosa e de ataques contra a candidata Dilma Rousseff. Mais um capítulo da guerra suja travada nessa que já é a mais imunda eleição presidencial, desde a redemocratização do Brasil.
Na internet, durante a madrugada, outro plantão rolava: tuiteiros, blogueiros e leitores de todo o Brasil buscavam informações sobre os donos da gráfica, e sobre as possíveis conexões deles com o mundo político.
Stanley Burburinho (ele mesmo!) e Carlos Teixeira fizeram o trabalho. Troquei com eles algumas dezenas de mensagens. E essa apuração colaborativa levou à descoberta: uma das sócias da gráfica Pana é filiada ao PSDB, desde 1991!
(Leia mais no Blog da Dilma aqui)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Solução?

Com o ministro Cézar Peluso em missão oficial na França, o pleno do STF tem apenas 9 integrantes. E, como Peluso é contra a vigência da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, bastava colocar em pauta um dos recursos que já estão no STF que o resultado seria 5 a 4 a favor da nova Lei.
Mas como na vida prática as coisas não são tão simples assim, o assunto não esteve na pauta de julgamento do STF de hoje e nem está na de amanhã. Estão esperando o presidente Lula nomear o 11º integrante da Corte para desempatar. Mais aí pode ser tarde demais.
E, como diz o Herval Machado, "vamos em frente".

Gilmar Mendes assaltado por cinco homens em Fortaleza

Se nem eles estão seguros, imagine nós, que não usamos togas.

Da Agencia Estado
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi roubado por cinco homens ontem no calçadão da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. Mendes caminhava sem a companhia de seus seguranças quando foi abordado. Os ladrões levaram o cordão de ouro que o ministro usava. O local, próximo ao Náutico Atlético Clube, é o mesmo onde ele sofreu uma tentativa de assalto em 2008, quando dois homens tentaram levar também um cordão de ouro.
No primeiro episódio, os seguranças impediram que o cordão fosse roubado e prenderam Jéfferson Hermínio Coelho Monteiro, que na época tinha 18 anos e, apesar de não ter antecedentes criminais, não obteve habeas-corpus para responder o processo em liberdade. Em 2008, o ministro sofreu um arranhão no pescoço. Desta vez, os bandidos conseguiram fugir com o cordão sem que Mendes sofresse algum ferimento.
Mesmo com policiamento e câmeras de vigilância, a Avenida Beira-Mar - principal cartão postal da capital cearense - é um conhecido ponto de atuação de criminosos que aproveitam o intenso tráfego de pessoas no calçadão para roubar turistas. Gilmar Mendes passou o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida descansando em Fortaleza, onde a mulher dele tem família.

Lula em tempo integral na campanha de Dilma pode deixar trono vazio

Faltando ainda 17 dias para o segundo turno e com uma diferença de apenas 6% a favor de Dilma e um crescimento de Serra, já tem gente defendendo que o presidente Lula se licencie do cargo e dedique-se integralmente à campanha.
Pela Constituição, se o presidente se licenciar, assumem, pela ordem, o vice-presidente da República, presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do Supremo Tribunal Federal. Aí o problema torna-se mais complicado do que se pensa:
O vice-presidente José Alencar, que já passou por 15 cirurgias nos últimos meses, está internado, mais uma vez, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo e dificilmente teria condições de assumir o cargo por três semanas seguidas.
O presidente da Câmara, Michel Temer, é o candidato à vice-presidente da chapa de Dilma e ficaria inelegível se assumisse a Presidência.
José Sarney, presidente do Senado, também está internado no Sirio-Libanês em São Paulo, com problemas cardíacos. Ele passou mal na véspera da eleição, no Maranhão, e está, desde o último dia 5, no hospital paulista.
Resta Cézar Peluso, presidente do STF, que está em viagem oficial à França.
Em 2002, houve um caso semelhante. Fernando Henrique Cardoso não abriu mão de sua agenda de viagens internacionais durante a campanha eleitoral e na linha sucessória estavam todos impedidos: o vice-presidente Marco Maciel era candidato ao Senado; o presidente da Câmara, Aécio Neves, disputava o governo de Minas e o presidente do Senado, Ramez Tebet, buscava a reeleição. Então, por mais de uma vez, assumiu a Presidência da República, por períodos pequenos de um, dois dias,  então presidente do STF, Marco Aurélio Melo. 

Ibope: Diferença entre Dilma e Serra cai para 6%

Segundo pesquisa Ibope divulgada agora há pouco pelo Jornal Nacional, se a eleição fosse hoje a candidata do PT, Dilma Rousseff seria eleita. Ela tem 49% das intenções de voto contra 47% do tucano José Serra. 5% disseram que votam em branco ou vão anular o voto e outros 3% não sabem em quem votar.
Quanto se computam apenas os votos válidos, a diferença continua em 6%: Dilma 53% contra Serra - 47%.
A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e jornal O Estado de S.Paulo e ouviu 3010 pessoas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bancos devem reabrir amanhã, às 11h



Caro Ricardo André,
                                  Solicito, se possível for e agradeço antecipadamente, que publique em seu Blog a seguinte informação:

ASSEMBLÉIA DOS BANCÁRIOS SERÁ 4ª FEIRA AS 08:30 NA SEDE DO SINDICATO

Após 13 dias de Greve a FENABAN apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma proposta para por fim a Greve da categoria.

Na proposta está prevista valorização do piso salarial, aumento real de salários, além de outras conquistas. Foi a maior Greve da Categoria nos últimos 20 anos, já que nesta Greve houve o maior fechamento de agências e postos de atendimento (50 %) em todo o território nacional. Em razão deste fato os banqueiros apresentaram a proposta final que na avaliação das lideranças sindicais contemplam a maior parte das reivindicações apresentadas.

Atendendo orientação do Comando Nacional, o Sindicato de Campos realizará amanhã 13/10, as 08:30 (pela manhã), assembléia da categoria na Sede Social do Sindicato para avaliação e aprovação da proposta apresentada, devendo portanto as agências bancárias do município funcionarem normalmente nesta 4ª Feira após as 11:00.

Hugo André Lopes Diniz
SECRETÁRIO GERAL."

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dor, buraco-armadilha, eleição suplementar este ano e volta do PSF

Castigado com uma dolorosa lombalgia, o autor deste Blog está fora do ar desde segunda-feira, mas não pode deixar de registrar quatro assuntos:


1 - Conforme previsto no post anterior, a meia-sola feita pela Águas do Paraiba na descida da Ponte da Lapa o vento já levou. Ou seja, a sinalização no local onde a empresa concessionária insiste em deixar aberto um buraco-armadilha, não existe mais. E, embora a intervenção feita no início da semana tenha reduzido o tamanho do buraco, o perigo continua lá.
E ninguém se importa, ninguém cobra, ninguém multa...

2 - O TSE admitiu, em sua sessão administrativa de ontem, flexibilizar a resolução que proíbe eleições suplementares no mesmo semestre de eleições normais. O verbo usado pelo ministro Arnaldo Versiani foi este mesmo: flexibilizar. Ele negou pedido de manutenção de eleições suplementares em três municípios do Pauí (confira aqui) marcadas para os dias 14 e 31 de outubro. Ao suspender as eleições nos três municípios e com apoio unânime dos demais seis ministros, Versiani argumentou que a Corte vai flexibilizar a tal resolução em casos excepcionais (citou a cidade de Valença (RJ) e disse, literalmente, que isso precisa ser feito para que as eleições sejam realizadas ainda este ano para evitar que o pleito seja INDIRETO em 2011.
Segundo nota do TSE: Os ministros recomendaram que o Tribunal Regional do Piauí examine a possibilidade de outras datas nos meses de novembro ou dezembro deste ano para que as eleições suplementares nos três municípios possam ocorrer.
O município de Campos não foi citado, mas é o maior entre os que aguardam que seja marcada a data da eleição suplementar para escolha de prefeito e vice. Pelo que entendi da fala do ministro Arnaldo Versiani, Campos volta a ter chances de escolher seu prefeito ainda este ano. Basta o TRE marcar a data, porque o único impedimento parecia ser a tal resolução do TSE, que parece ter caído por terra.

3 - Vi, agora há pouco, no programa de Cláudio Nogueira,a na Continental/Plena TV, o prefeito interino Nelson Nahim, anunciar que o resultado do concurso para o Programa Saúde da Família (PSF) será homolgado na próxima semana.
O concurso foi feito no final do governo Mocaiber e a sucessora, Rosinha, se recusou a homologá-lo. Segundo Nahim o primeiro núcleo a ser reativado será o do Parque Aldeia.
É a boa notícia de hoje.

4 - Começa daqui a pouco, às 13h, o horário eleitoral gratuito para o segundo turno da campanha presidencial.

Atualização às 15h57 - Aliás, essa resolução foi anunciada (confira aqui) da seguinte forma: "O TSE decidiu na sessão administrativa desta quinta-feira (16) que editará resolução impedindo eleições suplementares a partir do dia 1º de julho do ano em que se realizam as eleições gerais". Do dia 16 até hoje não se tem conhecimento de nenhuma resolução do TSE sobre eleições suplementares, o que reforça que a eleição em Campos será realizada ainda este ano. Basta saber quem está ou não elegível. 
Se alguém tiver conhecimento de que a resolução foi publicada por favor, mande o texto para mim.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Paliativo na ponte da Lapa

Dois operários de uma empresa contratada pela concessionária Águas do Paraíba fizeram, na tarde de hoje, e em poucos minutos, uma intervenção num buraco aberto há mais de 10 dias na descida da ponte da Lapa, em Guarus, que estava sendo uma verdadeira armadilha para os pedestres, como o Blog divulgou (aqui) no último sábado.
Pelo menos uma parte do buraco foi coberta e colocada no local uma sinalização, mesmo que frágil.
Nas três fotos abaixo, como está o local agora, os operários trabalhando e como era o buraco antes.
Vamos continuar aguardando uma solução definitiva, porque os tubos ainda estão à mostra e a sinalização não resiste muitos dias.


                                                                                                   RA 05/10/2010 - 17h32
                                                                                                      RA 05/10/2010 - 16h10


                                                                       RA 02/10/2010 - 07h55

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os deputados estaduais do RJ

112123* PDT528.628 (6,38%)
250123* PSOL177.253 (2,14%)
322777* PR134.515 (1,62%)
415288* PMDB121.684 (1,47%)
522345* PR118.863 (1,43%)
610123* PRB112.676 (1,36%)
715505* PMDB111.407 (1,34%)
815159* PMDB96.034 (1,16%)
915101* PMDB91.774 (1,11%)
1012212* PDT89.553 (1,08%)
1113001* PT87.210 (1,05%)
1215088* PMDB83.254 (1,00%)
1322123* PR77.061 (0,93%)
1411111* PP75.707 (0,91%)
1533233* PMN - PMN / PSB74.336 (0,90%)
1615150* PMDB69.571 (0,84%)
1745620* PSDB - PPS / DEM / PSDB67.035 (0,81%)
1812015* PDT62.599 (0,76%)
1920120* PSC62.522 (0,75%)
2015122* PMDB61.294 (0,74%)
2115615* PMDB59.220 (0,71%)
2211120* PP58.322 (0,70%)
2340369* PSB - PMN / PSB55.831 (0,67%)
2423123* PPS - PPS / DEM / PSDB55.484 (0,67%)
2512617* PDT55.027 (0,66%)
2670123* PT do B52.525 (0,63%)
2712456* PDT52.099 (0,63%)
2815555* PMDB49.839 (0,60%)
2922300* PR47.939 (0,58%)
3023601* PPS - PPS / DEM / PSDB45.541 (0,55%)
3140011* PSB - PMN / PSB45.046 (0,54%)
3233333* PMN - PMN / PSB44.549 (0,54%)
3322555* PR44.135 (0,53%)
3440212* PSB - PMN / PSB44.015 (0,53%)
3515153* PMDB43.607 (0,53%)
3640233* PSB - PMN / PSB43.215 (0,52%)
3722000* PR42.398 (0,51%)
3815345* PMDB39.740 (0,48%)
3915210* PMDB39.730 (0,48%)
4020010* PSC39.537 (0,48%)
4112345* PDT39.023 (0,47%)
4213651* PT38.856 (0,47%)
4320126* PSC38.791 (0,47%)
4425633* DEM - PPS / DEM / PSDB38.746 (0,47%)
4512198* PDT37.742 (0,46%)
4613455* PT36.519 (0,44%)
4714123* PTB - PTB / PSDC35.508 (0,43%)
4822369* PR35.176 (0,42%)
4945245* PSDB - PPS / DEM / PSDB35.069 (0,42%)
5028456* PRTB - PSL / PRTB34.820 (0,42%)
5143123* PV34.733 (0,42%)
5245678* PSDB - PPS / DEM / PSDB34.502 (0,42%)
5345205* PSDB - PPS / DEM / PSDB33.664 (0,41%)
5427123* PSDC - PTB / PSDC33.203 (0,40%)
5512369* PDT32.855 (0,40%)
5622320* PR32.563 (0,39%)
5722022* PR32.369 (0,39%)
5813104* PT31.249 (0,38%)
5913333* PT30.583 (0,37%)
6023555* PPS - PPS / DEM / PSDB28.798 (0,35%)
6113633* PT28.798 (0,35%)
6212777* PDT28.328 (0,34%)
6312200* PDT26.002 (0,31%)
6412312* PDT22.169 (0,27%)
6519239* PTN - PTN / PHS21.987 (0,27%)
6665656* PC do B21.033 (0,25%)
6744500* PRP19.329 (0,23%)
6843644* PV16.151 (0,19%)
6910456* PRB10.586 (0,13%)
7050000* PSOL6.442 (0,08%)
Obs.: os votos obtidos por Claudecir das ambulâncias não foram computados (ainda) porque ele tem registro de candidatura pendente de recurso.

Os deputados federais eleitos pelo Rio

PR694.862 (8,69%)
25050* PSOL240.724 (3,01%)
31580* PMDB - PP / PMDB / PSC165.630 (2,07%)
41010* PRB157.580 (1,97%)
51530* PMDB - PP / PMDB / PSC150.616 (1,88%)
64011* PSB - PMN / PSB146.859 (1,84%)
76555* PC do B146.260 (1,83%)
84040* PSB - PMN / PSB142.714 (1,78%)
91516* PMDB - PP / PMDB / PSC138.811 (1,74%)
101313* PT129.515 (1,62%)
111120* PP - PP / PMDB / PSC120.646 (1,51%)
121515* PMDB - PP / PMDB / PSC105.406 (1,32%)
132502* DEM - PPS / DEM / PSDB99.457 (1,24%)
142020* PSC - PP / PMDB / PSC98.280 (1,23%)
152010* PSC - PP / PMDB / PSC98.164 (1,23%)
164343* PV95.412 (1,19%)
172587* DEM - PPS / DEM / PSDB86.162 (1,08%)
181312* PT85.660 (1,07%)
191111* PP - PP / PMDB / PSC85.358 (1,07%)
204555* PSDB - PPS / DEM / PSDB84.452 (1,06%)
212323* PPS - PPS / DEM / PSDB84.006 (1,05%)
224545* PSDB - PPS / DEM / PSDB82.832 (1,04%)
231200* PDT80.862 (1,01%)
241125* PP - PP / PMDB / PSC77.800 (0,97%)
251510* PMDB - PP / PMDB / PSC74.312 (0,93%)
264333* PV73.185 (0,91%)
271520* PMDB - PP / PMDB / PSC72.824 (0,91%)
281513* PMDB - PP / PMDB / PSC72.822 (0,91%)
291512* PMDB - PP / PMDB / PSC72.589 (0,91%)
301377* PT71.036 (0,89%)
311201* PDT65.826 (0,82%)
321222* PDT63.119 (0,79%)
334080* PSB - PMN / PSB57.549 (0,72%)
342280* PR57.018 (0,71%)
351311* PT52.123 (0,65%)
361331* PT51.933 (0,65%)
371400* PTB - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC51.203 (0,64%)
382211* PR51.011 (0,64%)
392270* PR44.355 (0,55%)
403131* PHS - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC44.236 (0,55%)
412233* PR41.480 (0,52%)
422255* PR33.856 (0,42%)
432222* PR29.248 (0,37%)
442833* PRTB - PSL / PRTB / PRP29.009 (0,36%)
452288* PR22.619 (0,28%)
465005* PSOL13.018 (0,16%)


OBS.: os votos obtidos por Arnaldo Vianna não foram computados (ainda) porque ele tem registro de candidatura pendente de recurso.

domingo, 3 de outubro de 2010

Tucano vence no Paraná

O ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) foi eleito governador do Paraná neste domingo (3). Com 95,98% dos votos apurados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato tem 52,64% dos votos válidos e o segundo colocado, Osmar Dias (PDT), fica com 45,42%. Na terceira colocação está Paulo Salamuni (PV), com 1,41%.

Bahia continua com o PT


Apurados 65,35% dos votos, o governador Jaques Wagner, do PT, continua liderando: tem 63,42% e deve vencer no primeiro turno.

Segundo turno confirmado no DF

Apurados 99,94% dos votos, Agnelo Queiroz (PT) tem 48,41% dos votos contra 31,49 de Weslian Roriz.
Vai ter segundo turno na capital federal.

Votação para Alerj

Com 85% dos votos computados:

Com 85% dos votos apurados: (em números redondos)
Clarissa Garotinho: 92 mil;.
Roberto Henriques – 24,7 mil;
João Peixoto – 22,9 mil;
Davi Loureiro – 20,6 mil;
Pudim, 17,8 mil;
Marcos Bacellar – 15,7 mil;
Wison Cabral – 12,3 mil;
Odete Rocha– 11,6 mil;
Gegê Cantarino – 5,6 mil;
Andral Tavares Filho – 5,2 mil.

Com mais de 2/3 dos votos apurados, o segundo turno está praticamente confirmado

Atualização às 19h52 e apurados 78,83% dos votos:

Dilma: 44,43%
Serra: 33.90%
Marina: 20,44%

Lindberg já ganhou; Crivella e Picianni brigam pela segunga vaga

Apurados 87,37% dos votos para o Senado, Lindberg Faria vai confirmando sua vitória com 28,56% dos votos.A segunda vaga está sendo disputada entre Marcelo Crivella e Jorge Picianni, sendo que o primeiro tem uma vantagem de 2 pontos percentuais sobre o segundo: Crivella 22,24% e Picianni 20,61%.

Os mais votados de Campos para Alerj

Atualização às 19h19 e apurados 78,03% dos votos:

Clarissa Garotinho: 89.408 votos
Roberto Henriques: 24.612
João Peixoto - 22.907
David Loureiro - 19.756 votos
Geraldo Pudim - 17.800 votos
Marcos Bacellar - 15.584 votos
Wilson Cabral - 12.275 votos
Vieira Reis - 4.006 votos


Os votos de Claudecir, cujo registro está pendente de recurso, só serão divulgados após a apuração de 100% dos votos.

Os mais votados de Campos para Deputado Federal

Atualização das 19h19 e apurados 75,05% dos votos:

Garotinho: 459.494 votos
Chico D´angelo - 37.466
Paulo Feijó - 17.380 votos
Sérgio Diniz - 14.561
Luiz Morgado - 2248 votos

Os votos de Arnaldo Vianna só serão divulgados após apuração de 100% dos votos.

Garotinho lidera eleição para deputado federal no RJ

Apurados 71,36% dos votos para a Câmara Federal pelo Rio de Janeiro, Anthony Garotinho lidera com 431.083 dos votos segundo atualização do TRE às 19h13.

Tarso Genro deve governar o Rio Grande do Sul

Apurados 73,72% dos votos, Tarso Genro (PT) tem 54,38% dos votos contra 24,57% de José Fogaça e 48,51% da atual governadora, Yedas Crusius.
Dificilmente Tarso deixará de ganhar a eleição no primeiro turno.

Com 56% dos votos apurados Dilma tem 44%

Atualização às 19h05:

Dilma: 44%
Serra. 35,2%
Marina: 20,70

Mulher de Roriz tem chance de ir ao 2º turno no DF

Com 92,53% dos votos apurados até às18h58, a situação no Distrito Federal é inusitada:
O ex-ministro dos Esportes do Governo Lula, Agnelo Queiroz, tem 48,78%) seguido da mulher de Joaquim Roriz, Wesliam Roziz, com 30,94%. Se não conseguir os 50% mais um, Agnelo vai disputar o segundo turno com uma canditada que entrou na disputa na semana da eleição com a renúncia do marido.
A soma dos votos de Weslian e dos outros dois candidatos passa dos 50%.

Rio começa a divulgar os resultados oficiais

O TRE começou agora há pouco a disponibilizar os resultados das eleições para governador:
Apurados 53,91% dos votos:
Cabral - 65,40 %
Gabeira - 22,75%
Peregrino - 9,18%

Atualização para presidente

Atualização às 18h48:
Dilma - 43,34%
Serra - 35,53%
Marina - 20,30

Apurados 44,49%

Boca de urna do Ibope mostra indefinição

Segundo pesquisa do Ibope, Dilma Rousseff deve ter entre 51% (margem de erro entre 49% e 53% dos votos válidos, contra 30% de Serra e 18% de Marina Silva.
Ou seja indefinição quanto à possibilidade de um segundo turno.
A disputa promete ser voto a voto.

Com 25% dos votos apurados, Dilma mantém média de 42% dos votos

Atualização agora às 18h23: com 25,65% dos votos (102.593 urnas), Dilma tem 42,56%, Serra 36,07 e Marina 20,13%.Plínio chega perto de 1% (tem 0,96%)

Votos do Rio e Pernambuco ainda não estão sendo divulgados

Os TRE´s do Rio de Janeiro e Pernambuco ainda não estão sendo divulgados pelo sistema de apuração do TSE. (Aqui)

Espírito Santo já tem governador

Com 70.94% dos votos apurados, o senador Renato Casagrande (PSB) tem 82,3   % dos votos e é o novo governador do Espírito Santo.

Com 16% das urnas apuradas há indicação de segundo turno entre Dilma e Serra

Ainda é cedo, mas segundo os dados da apuração oficial do TSE, com 16,31% dos votos apurados, Dilma Rousseff tem 41,89% dos votos, Serra 36,86% e Marina Silva 20,01. Para ganhar no primeiro turno Dilma precisa ter 50% mais um dos votos.
Clique na imagem abaixo para ver a atualização do TSE feita às 18h08;


Apuração oficial:Dilma lidera com 41,98%

Com 11.28% das urnas apuradas, Dilma Rousseff lidera com 41,98% dos votos. A totalização é de 17h58.
Clique na imagem para ampliar:+

Boca de urna indica que SP pode ter segundo turno

Pesquisa de boca de urna aponta que a eleição deve ser decidida no segundo turno em São Paulo. O Ibope mostra que Geraldo Alckmin (PSDB) teve 50% dos votos, contra 37% de Aloizio Mercadante (PT).
Celso Russomano (PP) aparece com 5%. Em seguida ficou Paulo Skaf (PSB), com 4%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 7.300 eleitores neste domingo a pedido do jornal O Estado de S. Paulo e da Rede Globo. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito no dia 28 de setembro com o número 33.623/2010.

Três canais a cabo fazem programas locais sobre eleições

Além da Multtv canal 8 (link ao lado), mais duas emissoras locais estão no ar com programação especial sobre as eleições: Plena TV (Canal 21) e TV Litoral (Canal 20).

TSE começa a divulgar, daqui a pouco, resultados em tempo real

Confira aqui.

Boca de urna para presidente só às 18h

Como em seis estados da Região Norte há diferença de uma hora em relação ao resto do país, só às 18h (hora de Brasília) vai ser divulgada a pesquisa de boca de urna para presidente da República.

Lindberg fica com 1ª vaga ao Senado, segundo boca de urna do Ibope

A pesquisa de boca de urna do Ibope aponta que o ex-prefeito de Nova Iguacu, Lindberg Farias fica com a primeira vaga ao Senado pelo RJ, com 29%. Marcelo Crivella e Jorge Picciani, segundo a pesquisa, ficaram empatados na disputa pela segunda vaga.

Boca de urna confirma vitória de Cabral no Rio

Com 66% dos votos, Sergio Cabral sede ser reeleito no Rio. Segundo pesquisa de boca de urna do Ibope, Gabeira fica em 2º lugar com 20% e Peregrino com 9%
Margem de erro de 2%

Declaração de voto

A hora do voto é um momento quase mágico. É como se você, com uma única voz pudesse decidir, sozinho, como será a cidade,o estado, o parlamento, o país com o qual você sonha. Essa simbiose de direito e dever desperta sentimentos diversos, como patriotismo, esperança, vingança, ódio e um pragmatismo que só cabe na sua cabeça. Ou outros milhares pensarão o mesmo? É o caso da escolha para presidente, por exemplo. Me identifico mais com a candidata do PV, a doce Marina Silva do que com a dura (arrogante?) Dilma Rousseff, e mesmo temendo que, como meu pequeninho e único voto ajudar a colocar o tucano Serra no segundo turno, optei por Marina. Mas já adianto o voto em Dilma num eventual segundo turno.
Há também o voto pela amizade, como minha escolha para Alerj, apesar de ele estar filiado a um partido que, para mim, representa o atraso, a mesmice...
A escolha mais dura foi para governador. O atual quadro mostra como as lideranças políticas fluminenses são ruins ao ponto de ter que escolher por eliminação e, pior ainda, o escolhido estar longe, muito longe do Gabeira em votei com muito entusiasmo em 1986.
Enfim, ai estão os meus votos para amanhã:

Deputado Estadual: Roberto Henriques (22022) -  [pela antiga amizade]
Deputado Federal: Chico D`ângelo (1310) [em consideração a Luciano D´Ângelo] 
Senador 1- Lindberg Farias (131) [pelo que poderá vir a ser no futuro]
Senador 2 - Milton Temer (500) [pela coerência e por respeito ao PSOL)
Governador - Fernando Gabeira (43)- [Por eliminação, sem entusiasmo e desconfiado de seus aliados]
Presidente: Marina Silva (43)

Atualização às 16h57 para corrigir o número de Chico D´ângelo (1310).

sábado, 2 de outubro de 2010

Águas do Paraíba deixa armadilha na ponte da Lapa e PMCG não vê

                                                                           RA 02/10/2010 07h55

Quem desce a Ponte da Lapa no sentido Centro-Guarus, corre o risco de dar de cara com uma irresponsabilidade da concessionária Águas do Paraíba. No final da calçada, há uma perigosa armadilha: a empresa fez um reparo no local há cerca de 10 dias e não repôs o piso. O risco é real e pode ser fatal, principalmente à noite, porque a calçada é estreita e quando o pedestre se dá conta de que vai cair sobre os tubos expostos, a primeira reação é pular para a pista onde descem carros, caminhões, ônibus e geralmente com maior velocidade por causa justamente do declive. E no local não há nenhuma sinalização.
Mais que irresponsabilidade, expôr as pessoas a esse risco é um crime e a Prefeitura de Campos não pode ser conivente com um mal feito de uma empresa que deveria fiscalizar.
Fica a denúncia e o apelo.

Descaso

                                                                               RA 02/10/2010 - 07h45

Há duas semanas a concessionária Águas do Paraíba realizou uma obra de conserto de um vazamento na esquina da Avenida Francisco Lamego com Rua Maria Santana, no Parque Vicente Dias. Mas o trecho esburacado ainda não foi recapeado causando prejuízo aos motoristas desavisados.
E a Secretaria de Obras, que deveria fiscalizar, ainda não tomou providências.

Simulador eleitoral

O TSE disponibilizou em seu portal (aqui), um simulador para familiarizar o eleitor com o voto eletrônico. Vale a pena fazer o teste.



Cola para evitar esquecimento, afinal são seis votos

Confira a ficha de seu candidato antes de votar

No portal da UOL (aqui) o eleitor pode consultar a ficha de todos os candidatos, seu passado, seus bens e se têm pendências na Justiça. Convém conferir para não reclamar depois.

Mesmo com liminar, votos de Arnaldo serão divulgados em separado

O candidato à reeleição pelo PDT, Arnaldo Vianna, conseguiu, na noite da última quinta-feira, liminar deferindo o registro de sua candidatura até o julgamento do mérito (confira aqui no Blog do Maxsuel Monteiro). Pego pela Lei da Ficha Limpa, por ter condenações por colegiados de juízes, é tão candidato quanto os outros, mas seus votos dependerão de confirmação do STF, que vai decidir, possivelmente até do final deste mês, se essa lei vale ou não para o pleito de amanhã.
Com a decisão favorável da quinta-feira, os votos de Arnaldo poderiam ser computados normalmente, como os que serão dados ao também candidato à Câmara Federal, Anthony Garotinho. A diferença é que a medida favorável ao pedetista saiu 48 horas antes do pleito e o sistema se apuração já estava lacrado e preparado apenas para computar os votos dos candidatos com registros deferidos antes.
Na sessão administrativa do TSE, ontem (aqui), o ministro-presidente Ricardo Lewandowski colocou em votação um pedido do PP (Partido Popular) para que os votos desses candidatos pendurados em recursos fossem divulgados em um link à parte no site do Tribunal e foi o que os ministros aprovaram por maioria. Os votos obtidos pelos candidatos nesta situação serão disponibilizados só após a totalização dos votos em cada estado respectivo.
 Portanto, apesar de estar com o registro deferido, Arnaldo terá seus votos neste arquivo, que poderá ser consultado por qualquer pessoa com um computador ligado à Internet, mas só após o fim da apuração pelo TRE.
Enquanto Garotinho, também condenado por colegiado de juízes,cujo registro também depende da eficácia ou não da Lei da Ficha Limpa, terá seus votos divulgados normalmente por ter conseguido a liminar desde o início do processo de registro das candidaturas.
Outros candidatos de Campos, conforme publicado na página 3 de O Globo de hoje, que estão com registros indeferidos e sem liminar, ou seja, os votos só serão divulgados em separado, são: Alexandre Mocaiber (que desistiu mas seu nome vai estar na urna) e Claudeci das Ambulâncias, candidato à Assembléia Legislativa pelo PSL. 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Debate acaba sem confronto entre Serra e Dilma

Em nenhum dos blocos os candidatos do PSDB (José Serra) e PT (Dilma Rousseff) se confrontaram no debate da Globo, que acabou agora com um ufanista "Viva o Brasil!" dito pelo candidato do PSOL, Plínio Sampaio.
A menos que eu tenha perdido alguns momentos (cochilei, confesso), foi o mais fraco dos cinco debates entre os candidatos a presidente.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Serra também foge do embate direto com Dilma

Abrindo o terceiro bloco, José Serra foi sorteado para dirigir pergunta sobre habitação a qualquer dos três candidatos. Optou por Marina.

Dilma evita Serra nos dois primeiros blocos

A candidata do PT, Dilma Rousseff, tanto no primeiro quanto no segundo blocos do debate da Globo teve a chance de escolher a quem dirigir suas perguntas e escolheu Marina e Plínio.
No mais, o debate está morno, equilibrado. Plínio Sampaio (PSOL) que marcou os encontros anteriores pela irreverência, está menos provocativo que no último debate promovido domingo pela Record.

Candidatos já estão no estúdio da Globo, no Rio

Vai começar daqui a alguns minutos o último debate entre os principais candidatos à Presidência da República, faltando praticamente 48 horas para as eleições de domingo.
Participam Dilma, Plínio e Serra.
O portal G1 transmite, ao vivo, o encontro, aqui.

Vitória de Dilma no 1º turno não está definida,segundo pesquisa Datafolha de hoje

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 47% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S.Paulo".
Em relação à pesquisa anterior, realizada na segunda-feira (27), Dilma oscilou um ponto para cima;  Serra e Marina mantiveram os percentuais registrados anteriormente.
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 45% a 49%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%.
Pesquisa por regiãoPesquisa por região (Foto: Reprodução/G1)

De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 6%.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1%.
Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum atingiu 1% das intenções de voto, mas juntos eles alcançaram 1%.

Votos válidos
Considerando os votos válidos, em que se exclui os votos em branco e nulos, Dilma oscilou de 51% para 52%. Com a margem de erro, ela pode ter entre 50% e 54%. Segundo o Datafolha, como o resultado obtido pela petista está no limite da margem de erro da pesquisa, seria impossível afirmar com certeza que a candidata seria eleita no primeiro turno, caso a eleição fosse agora. Para vencer no primeiro turno, Dilma precisa de 50% mais um dos votos válidos.


Do G1!

Basta um documento (com foto) para votar no domingo

Por maioria de votos, o STF encerrou o julgamento da liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4467 e adotou o entendimento de que os eleitores podem apresentar apenas o documento com foto no momento da votação. Ou seja, somente trará obstáculo ao exercício do voto caso deixe de ser exibido documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, trabalho ou motorista, passaporte).
A decisão foi tomada no julgamento da ação proposta pelo PT contra a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições, sendo o título eleitoral e um documento de identidade, exigência criada em 2009, pela Lei 12.034, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97. O julgamento acabou agora há pouco, três dias antes das eleições.
Oito ministros votaram no sentido de dar ao artigo 91-A da lei o entendimento de que apenas a ausência do documento com foto poderia impedir o eleitor de votar. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso.

Debate na Globo terá cinco blocos

Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participam de debate na TV Globo hoje, às 22h30.
 O debate terá cinco blocos. O primeiro e o terceiro blocos serão com temas determinados. O segundo e o quarto, com temas livres. O último bloco contará com as considerações finais.

Dia de Rock no PC

É hoje mas ainda dá tempo:
Apresentação com Reubes Pess Band .
Dia : 30/09/2010
Hora : 19:30
Local: Arena do Semi- Palácio da Cultura

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Candidatos já estão no Projac

Gabeira, Cabral e Peregrino já estão no Projac, o complexo de estúdios da Rede Globo em Jacarepaguá para o debate que começa daqui a pouco. O encontro será mediado pelo jornalista Márcio Gomes e deve durar cerca de 1h e 30 min.

Este Blog, por dificuldades técnicas vai fazer poucos ou nenhum comentário durante o debate.

Crescimento de Marina já ameaça vitória de Dilma no 1º turno?

Além das pesquisas, percebo à minha volta muitos eleitores com voto tido como certo na candidata petista anunciar a opção por Marina Silva, do PV.
Ainda não é possível afirmar que esse crescimento pode ser suficiente para evitar que Dilma tenha 50% dos votos mais um e liquidar a fatura já no primeiro turno, mas havendo um segundo turno, certamente quem vai enfrentar a petista não é Marina e sim José Serra.

Debate no Rio começa daqui a pouco

Com a eleição praticamente decidida, três candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro se enfrentam, daqui a pouco, na TV Globo.
Líder das pesquisas de intenção de votos, Sérgio Cabral que prepara-se para o fogo cerrado que virá dos adversários Fernando Gabeira e Fernando Peregrino nesta última chance de mudar o resultado da eleição que, como disse, parece definido.

domingo, 26 de setembro de 2010

Trégua

Momento de trégua: Serra e Dilma se cumprimentam com um civilizado beijinho antes do ínício do debate da Record.
Aliás, o debate, que agora vai para o quarto e último bloco foi, dos quatro anteriores que eu assisti, o que menos embate teve entre os dois.
Foto Wilson Júnior/portal R7

Atualização às 23h29 -
Acabou o debate promovido pela Rede Record.
O próximo e último encontro entre os principais candidatos à Presidência da República será na Rede Globo, na quinta-feira, dia 30.