sábado, 2 de outubro de 2010

Mesmo com liminar, votos de Arnaldo serão divulgados em separado

O candidato à reeleição pelo PDT, Arnaldo Vianna, conseguiu, na noite da última quinta-feira, liminar deferindo o registro de sua candidatura até o julgamento do mérito (confira aqui no Blog do Maxsuel Monteiro). Pego pela Lei da Ficha Limpa, por ter condenações por colegiados de juízes, é tão candidato quanto os outros, mas seus votos dependerão de confirmação do STF, que vai decidir, possivelmente até do final deste mês, se essa lei vale ou não para o pleito de amanhã.
Com a decisão favorável da quinta-feira, os votos de Arnaldo poderiam ser computados normalmente, como os que serão dados ao também candidato à Câmara Federal, Anthony Garotinho. A diferença é que a medida favorável ao pedetista saiu 48 horas antes do pleito e o sistema se apuração já estava lacrado e preparado apenas para computar os votos dos candidatos com registros deferidos antes.
Na sessão administrativa do TSE, ontem (aqui), o ministro-presidente Ricardo Lewandowski colocou em votação um pedido do PP (Partido Popular) para que os votos desses candidatos pendurados em recursos fossem divulgados em um link à parte no site do Tribunal e foi o que os ministros aprovaram por maioria. Os votos obtidos pelos candidatos nesta situação serão disponibilizados só após a totalização dos votos em cada estado respectivo.
 Portanto, apesar de estar com o registro deferido, Arnaldo terá seus votos neste arquivo, que poderá ser consultado por qualquer pessoa com um computador ligado à Internet, mas só após o fim da apuração pelo TRE.
Enquanto Garotinho, também condenado por colegiado de juízes,cujo registro também depende da eficácia ou não da Lei da Ficha Limpa, terá seus votos divulgados normalmente por ter conseguido a liminar desde o início do processo de registro das candidaturas.
Outros candidatos de Campos, conforme publicado na página 3 de O Globo de hoje, que estão com registros indeferidos e sem liminar, ou seja, os votos só serão divulgados em separado, são: Alexandre Mocaiber (que desistiu mas seu nome vai estar na urna) e Claudeci das Ambulâncias, candidato à Assembléia Legislativa pelo PSL. 

Nenhum comentário: