terça-feira, 8 de junho de 2010

Vem reação por aí

Diante da impossibilidade de reverter numericamente o crescimento da bancada de oposição na Câmara dos Vereadores de Campos, não será surpresa se os aliados da prefeita Rosinha Garotinho apelarem para medidas de duvidoso caráter democrático.
Hoje já mandaram para o arquivo embolorado da Câmara um pedido para instalação de uma Comissão Processante, apresentada pelo vereador Marcos Bacellar (aqui) com assinatura de sete vereadores.
Agora já se articula a antecipação do recesso parlamentar de meio de ano para a próxima terça-feira, a pretexto da Copa do Mundo. A especulação foi feita por um dos consultores jurídicos da Câmara (aqui), Maxsuel Monteiro, e a medida pode ser votada na sessão de amanhã. E novas reações governistas são esperadas para o segundo semestre.
Se as manobras do PPS e PSB surtirem efeito, a oposição ao governo Rosinha vai passar de sete para dez vereadores, enquanto a situação míngua para seis, já que o presidente só vota em empates e matérias específicas.
Isso me lembra os anos 70, quando o então MDB ganhou as eleições em 16 estados e garantiu a maioria no Senado Federal. Ernesto Geisel, o penúltimo general-presidente e com o AI-5 em pleno vigor, fechou o Congresso com seu "pacote de abril", em 1977, e criou a nefasta figura do senador biônico, ou seja, nomeou um senador aliado do governo para cada estado e garantiu a obsequiosa maioria.
Ainda bem que o AI-5 queima no inferno!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, gostaria de saber como Garotinho, com toda sua experiência em política, consegue manter um time de secretários tão ruins. Acredito que o péssimo desempenho do governo se deve à pessima atuação dos secretários em suas funções.

Anônimo disse...

Os tempos sao outros , caro Ricardo.
Vivemos uma democracia,o Estado de direito reina ABSOLUTO e com certeza, os nobres,autonomos e esclarecidos(sic) vereadores,cientes de suas funções relevantes não serão capazes de manobra tão ...pequeninINHA e cor vade!