terça-feira, 4 de outubro de 2011

UTI cardiopediátrica

Na fila, por falta de UTI cardiopediátrica

(Por Guilherme Belido)



Configurando mais um contraste para o município que é o maior produtor de petróleo do Brasil, a falta de uma UTI pós-operatória cardiopediátrica em nossa rede hospitalar faz com que, em média, 150 crianças de Campos e cidades vizinhas que sofrem de má formação estrutural do coração aguardem de 6 a 8 meses na fila do Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio, por uma chance de cirurgia.

O mais grave é que como a cardiopatia congênita é uma doença geralmente diagnosticada logo após o nascimento - recomendando, na maior parte das vezes, intervenção cirúrgica imediata - o resultado da longa espera é um elevado número de óbitos.
Não obstante saibamos a Saúde de Campos padece por não disponibilizar à população procedimentos bem mais simples, vale lembrar que o investimento para a referida UTI é pequeno tendo em vista o benefício que traria.
O médico Herbert Rosa Jr. - membro da equipe de cardiologistas do Álvaro Alvim e único especialista da região em cirurgia cardiopediátrica - vem tentado sensibilizar as autoridades competentes da necessária implantação dessa UTI em nossa município.
É curioso observar que em muitas cidades o comum é a falta de profissionais em áreas da Medicina que exigem procedimentos de alta complexidade. Aqui, temos o especialista; mas falta a estrutura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo,

Falta médico, remédio e leito nos hospitais daqui. Crinças morrem até de gripe e o Guilherme Belido vem falar em UTI de Alta Complexidade?
Com todo respeito, pq ele não teve coragem de postar o "apelo" lá no espaço dele?
Vamos combinar, né?

HERBET disse...

Olá Ricardo,boa noite.Primeiramente queria agradecer pela sua colaboração em abrir esse canal de discussão tão importante para a população de Campos e região.Queria agradecer também a força e o incentivo que o Guilherme Belido tem prestado à nossa causa.HERBET ROSA

Anônimo disse...

Olá ricardo
esse é um assunto que abre margem para muita discussão...uns concordam outros não(estes as vezes discordam por não entenderem do que realmente se trata o assunto)
é fato que a saúde em nossa cidade vai de mal a pior,não por falta de médicos mas pela falta de valorização destes profissionais e também pelo precário investimento no maior bem do ser humano: sua saúde! realmente faltam coisas básicas,mas além de lutar pelo que é essêncial nada nos impede de lutar por essa uti também,que só irá trazer benefícios para as crianças cardíacas...