quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que fazer depois da falência?



Que a política nacional de segurança, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, faliu, parece que não há dúvida e nem é novidade. Mas o que fazer depois dessa constatação?
O exílio forçado do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) é a face mais visível de uma sociedade refém de bandidos. E  por bandido entenda-se todos que se juntam para desrespeitar e lei ou valer-se dela para subjugar  a sociedade com apoio tácito ou explícito do Estado em todas as suas instituições.
Eleito com 177.253 votos, Marcelo Freixo é herói num Estado de omissos e coniventes. Apesar da pouca idade (40 anos), tem uma longa vivência na luta pelos direitos humanos. Tem um currículo (aqui) de quem não se conforma com o que parece não ter jeito e revelou-se um dos mais ativos parlamentares da política brasileira dos últimos anos e respeitado por organismos internacionais de defesa dos direitos humanos.
Pois bem: o governo do Estado do Rio de Janeiro, que há décadas é cúmplice do crime organizado (por ação ou omissão) não conseguiu garantir a segurança deste parlamentar, constantemente ameaçado pelas milícias, organizações paramilitares que concorrem com o tráfico de drogas nas comunidades carentes do Grande Rio e com ramificações já visíveis no interior do Estado.
A falência está constatada, e agora, o que fazer? As UPP´s podem até surtir alguns efeitos positivos, mas o Estado continua perdendo para o crime. E por "Estado" entende-se o país e o próprio estado democrático de direito.
O Rio de Janeiro não conseguiu garantir a segurança de um de seus representantes e nenhum outro ente da União teria condições de fazê-lo caso outros parlamentares resolvessem sair de seus confortáveis gabinetes, omissões ou conivências, para enfrentar a nobre causa que levou Freixo ao exílio.
A falência, pois, é do Estado brasileiro, que aliás, continua em silêncio, com a omissão do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso e da presidenta Dilma.
Falimos. E agora, o que fazer?

Atualização às 21h 38 -


Do site do Marcelo Freixo:

Milícia: enfrentamento internacional
O deputado estadual Marcelo Freixo está na Europa a convite da Anistia Internacional. A iniciativa foi motivada pelas circunstâncias recentes em que pioraram a quantidade e a gravidade das denúncias recebidas pelo parlamentar de planos para matá-lo. Foram sete denúncias apenas em outubro. Freixo aceitou o convite da Anistia como uma forma de se afastar do Rio de Janeiro e do País em um momento no qual se tornou mais crítica a questão de sua segurança. Nesse período de afastamento, o deputado espera que sejam tomadas providências para completar o aparato a serviço de sua proteção.


Além disso, Marcelo Freixo está na Europa para denunciar internacionalmente a situação do Rio de Janeiro no que se refere ao avanço territorial, econômico e armado das milícias. Segundo o deputado, apesar das mais de 500 prisões de milicianos realizadas desde 2008, falta ao Estado cumprir a maioria das 58 propostas de ações concretas, apresentadas no Relatório Final da CPI das Milícias, para enfrentar o problema em sua raiz, principalmente, cortando seus sustentáculos econômicos. Freixo cobra ações estruturais para garantir não só a sua segurança, mas de toda a população que vive nos territórios subjugados por esse tipo de máfia. Entre as ações propostas para dar visibilidade às denúncias do deputado, a Anistia promove encontros com autoridades e palestras na Europa. Leia a nota da Anistia Internacional e da Front Line Defense.

2 comentários:

Unknown disse...

Luiz Eduardo Soares fala sobre as ameaças a Marcelo Freixo no Programa do Jô
http://www.youtube.com/watch?v=X7tDB7hHnqY
Abs

Anônimo disse...

É um momento em que TODOS os formadores de opinião HONRADOS deste paísdevem se UNIR em favor do NOBRE FREIXO.Ou melhor ,em defesa do Estado de Direito.
Não podemos esperar outra coisa.
Como, de outro modo, bem disse o nobre blogueiro, é inconcebível que a presidencia da República não tome as devidas providencias.
Como proceder para , como ciddadão, possamos solicitar providencias Federais?