segunda-feira, 26 de novembro de 2012

JOÃO CARLOS MARTINS NESTA SEGUNDA-FEIRA NO RODA VIVA


O maestro João Carlos Martins ocupará o centro do Roda Viva nesta segunda-feira (26/11). O programa, apresentado por Mario Sergio Conti, vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura. Martins é conhecido por sua história pessoal marcada por lutas e superações, decorrentes da perda do movimento de ambas as mãos depois de uma série de acidentes e complicações de saúde que o impediam de continuar com sua grande paixão - tocar piano.
Em 2003, aos 63 anos,  se despediu do instrumento. Desorientado por um período, decidiu dar uma virada na vida e ser maestro, profissão que o consagrou internacionalmente. Em abril deste ano, se submeteu a uma bem-sucedida cirurgia para recuperar os movimentos da mão esquerda. Ele teve eletrodos implantados no cérebro, para restabelecer a coordenação entre o cérebro e os nervos da mão. 
Atualmente, João Carlos Martins é regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP. O maestro também realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes.
Texto na íntegra aqui.

Nenhum comentário: