segunda-feira, 8 de julho de 2013

FILÓSOFO ESLOVENO NO RODA VIDA


Foto Slavoj Zizek


Roda Viva recebe nesta segunda (8/7) o filósofo esloveno Slavoj Zizek. Filosofia contemporânea, política global e o futuro da esquerda estão entre os assuntos desta edição, que vai ao ar às 22h, na TV Cultura e no Portal cmais+.
Zizek nasceu na antiga Iugoslávia, em Liubliana, hoje capital da Eslovênia. Fez doutorado em filosofia e estudou psicanálise na Universidade de Paris. Tem como principais influências bibliográficas Karl Marx, Jacques Lacan e Hegel. Desenvolveu diversos estudos de fôlego sobre cultura, teoria política e psicanálise. Recentemente veio ao Brasil para lançar o livro Menos que Nada: Hegel e a Sombra do Materialismo Dialético.
Apresentado pelo jornalista Mario Sergio Conti, o Roda Viva recebe nesta edição os seguintes entrevistadores: Eleonora de Lucena (repórter da Folha de S. Paulo), Maria Elisa Cevasco (professora de literatura da USP), Alysson Leandro Mascaro (jurista, filósofo e professor da USP e do Mackenzie), Ivan Marsiglia (editor-assistente do caderno Aliás, d’O Estado de S. Paulo) e Rodnei Nascimento (professor de Filosofia da Unifesp). A atração ainda tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

Texto: TV Cultura

Nenhum comentário: