sexta-feira, 30 de maio de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO COMEÇA A INVESTIGAR DENÚNCIAS NA ÁREA DE CULTURA

Do Blog na Curva do Rio, de Suzy Monteiro (aqui):

MP decide convocar Patrícia Cordeiro, Avelino, Suledil e João Vicente



O Ministério Público Estadual vai convocar a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, o ex-presidente da Fundação, Alvanir Ferreira, e o secretário de Governo, Suledil Bernardino na investigação sobre denúncias envolvendo a Cultura em Campos. As oitivas estão marcadas para os dias 27, 28 de junho e 02 de julho.
Antes deles, será ouvido dia 26 de junho, o ex-presidente da Fundação Municipal Trianon, João Vicente Alvarenga.
As oitivas acontecem dentro da representação protocolada pelo PSOL, presidido em Campos pelo médico sanitarista Erik Schunk, e que foi incorporada ao inquérito 445/10, que já investigava denúncias sobre a Cultura no município.
Segundo denúncias de João Vicente Gomes Alvarenga, há suspeita de possível desvio de recursos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima para montagem de um estúdio de gravação na cidade.
A denúncia foi publicada em primeira mão, no dia 21 de abril, no Blog de Luciana Portinho (aqui) hospedado na Folha on Line e reproduzido nas redes sociais e nas edições impressas da Folha da Manhã.
Para Erik Schunk, a decisão do MP é uma vitória para o município de Campos: “Tenho a esperança que a coisa realmente ande e sejam apuradas as supostas irregularidades. E, se forem confirmadas, que os responsáveis sejam punidos exemplarmente. As denúncias são graves e precisam ser apuradas, especialmente por ser em um município bilionário, onde faltam medicamentos, por exemplo. É preciso um rigor maior, transparência  maior”.
Para entender:
Num texto enviado a Luciana Portinho, João Vicente afirmou que recursos públicos estariam sendo utilizados em atividades privadas “como por exemplo, a montagem de um mega estúdio de gravação que custou altíssimas somas e que deverá ser usado pela oligarquia dominante da democracia goytacá, nas próximas eleições”.
João Vicente, que foi exonerado pela prefeita Rosinha Garotinho no dia 28 de dezembro, citou nominalmente a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro: “A cultura em Campos nunca foi tão rica. Mas inverteram a ordem do preceito que prega a supremacia do interesse público sobre o privado. A gestora pública na área da cultura, apoiada pelo executivo municipal, tem invertido despudoradamente aquela lógica, ou seja, se pratica a supremacia do interesse privado sobre o público”.
Leia mais sobre a representação do PSOL aqui

Nenhum comentário: