segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CEM ANOS DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO

Do Portal da Secom/PMCG (aqui):

No dia em que o escritor campista José Cândido de Carvalho comemora seu centenário, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial no Museu Histórico de Campos (Foto: Divulgação)
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial no Museu Histórico de Campos e na Casa de Cultura de Goitacazes, em comemoração ao centenário do escritor campista José Cândido de Carvalho.
Nesta terça-feira (5), às 10h, os estudantes do Colégio Estadual Paula Barroso visitam a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, no distrito de Goitacazes, onde vão conhecer a exposição sobre a vida e a obra do autor e assistir à dramatização dos alunos do Curso Livre de Teatro, sobre o texto “Contos e Causos de José Cândido de Carvalho”. Também haverá uma palestra ministrada pelo professor Alcir Alves, sobre as histórias do ex-morador da Baixada Campista.
No Museu Histórico de Campos, prossegue a exposição sobre a vida e a obra do autor de "O Coronel e o Lobisomem”, intitulada “O Mundo de José Cândido de Carvalho”. A mostra é composta de notícias de jornais e de todos os livros publicados pelo autor, além de pesquisas sobre suas obras, cedidas pelo médico Wellington Paes. Foi criado também na exposição, um espaço destinado ao escritório de José Cândido de Carvalho.
O espaço funcionará em horário especial durante a 362ª Festa do Santíssimo Salvador, das 13h às 18h. Todos os dias, a partir das 17h, acontece a exibição do documentário “O estrambótico mundo de José Cândido de Carvalho”. O filme, dirigido pelo produtor Ajax Camacho, faz uma reflexão sobre a influência de sua obra na cultura e na literatura brasileira, observando as características próprias do autor.
A dramatização dos alunos do Curso Livre de Teatro acontece até esta quarta-feira (6), no Museu Histórico de Campos.  A performance reúne contos da obra do escritor, principalmente a mais conhecida,  “O Coronel e o Lobisomem”, com falas do próprio coronel e, ainda, contos, como Gato com asma não mia; Ninguém mente por uma rolinha; Amor imortal morre de tarde; Por que Lulu Bergantin não atravessou o Rubicon, entre outros”. As apresentações acontecem em duas sessões: às 14h  e às 16h.

Nenhum comentário: