sábado, 27 de setembro de 2014

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS FAZ HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO




Academia Brasileira de Letras realizará, no dia 2 de outubro, quinta-feira, às 17h30min, no Salão Nobre do Petit Trianon – Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo –, mesa-redonda em homenagem ao centenário de nascimento dos Acadêmicos José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL. Os Acadêmicos Murilo Melo FilhoCícero Sandroni e Merval Pereira farão parte da mesa.
O evento será transmitido ao vivo pelo portal da ABL.
Saiba mais
Quinto ocupante da Cadeira 31, eleito em 23 de maio de 1974 na sucessão de Cassiano Ricardo, e recebido pelo Acadêmico Herberto Sales, em 1º de outubro de 1974, José Cândido de Carvalho, jornalista, contista e romancista, nasceu em Campos, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto  de 1914. Faleceu em Niterói, no dia 1º de agosto de 1989.
Admirador de Rachel de Queiroz e José Lins do Rego, começou a escrever, em 1936, o romanceOlha para o céuFrederico!, publicado em 1939. Concluiu seus preparatórios no Liceu de Humanidades de Campos e em Direito, em 1937, pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.
Somente depois de 25 anos do primeiro romance, José Cândido publicou, em 1964, o romance O coronel e o lobisomem, uma das obras-primas da ficção brasileira, que teve imediatamente grande sucesso e chegou à 41ª edição, em 1966. Logo depois, foi editado em Portugal e traduzido para o francês e o espanhol. Obteve o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Coelho Neto, da Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, do PEN Clube do Brasil.
Sexto ocupante da Cadeira 31, eleito em 30 de novembro de 1989 na sucessão de José Cândido de Carvalho e recebido em 19 de julho de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo, Geraldo França de Lima, romancista e professor, nasceu em Araguari, Minas Gerais, no dia 24 de abril de 1914, e faleceu em 22 de março de 2003,no Rio de Janeiro.

Do portal da ABL (aqui).

Um comentário:

Avelino Ferreira disse...

Caro amigo Ricardo André,
Escrevo apenas para lembrar (sei que é um pouco de vaidade) que a melhor (única, na verdade) biografia de José Cândido foi escrita por mim, a partir de uma ideia e um pedido de Fernando Leite, que o homenageou na Bienal de 2002, com auxílio nas pesquisas de Sylvia Paes e Viviane Terra. Deu um trabalhão, mas fizemos o melhor trabalho até hoje sobre o imortal campista. Como é ano do centenário, relancei o livro, agora com um texto de Arlete Sendra (que melhor conhece a linguagem de Zé Cândido) e que está à venda em Ao Livro Verde. É uma edição especial do centenário. Claro que não serei citado no encontro da ABL, até porque sou um ninguém. Mas fica a informação e a dica para quem deseja saber sobre o nosso escritor de maior projeção.
Abraços!