domingo, 14 de dezembro de 2014

PESQUISA MOSTRA QUE CAMPISTA APROVA ILUMINAÇÃO E LIMPEZA PÚBLICAS, MAS ACHA QUE PMCG GASTA MAL RECURSOS DOS ROYALTIES E QUE OBRAS DA PMCG SÃO CARAS

Da Folha on line (aqui):

Iluminação e limpeza aprovadas

Alexandre Bastos
Foto: Héllen Souza 
Quais são as áreas do governo Rosinha que mais agradam os campistas? De acordo com pesquisa do instituto PRO4, realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, a limpeza pública, coleta de lixo e iluminação pública vão muito bem. O levantamento, que ouviu 426 pessoas, em todos os pontos da cidade, mostra que a iluminação pública é considerada boa para 66,4% dos campistas e 24,9% dos entrevistados acham regular, o que gera uma “aprovação”, somando boa e regular, de 91,3%. Apenas 8,2% consideram ruim e 0,5% não sabem ou não responderam. Sobre a limpeza e coleta de lixo, 77,7% dos campistas acham boa e 18,1%, regular. Outros 4% acham ruim e 0,2% não sabem ou não responderam. A “aprovação” da limpeza é de 95,8%.
A pesquisa mostra que a opinião sobre a iluminação é positiva em quase todos os níveis de renda e escolaridade. O único grupo que a opção regular superou a boa foi entre os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental. Entre os campistas com ensino superior, a iluminação pública é boa para 72,1%, regular para 17,6% e ruim para 8,8%. Ao avaliar a limpeza e coleta de lixo, as opiniões dos campistas são positivas em todos os níveis de renda e escolaridade. Entre os que possuem renda familiar de um salário mínimo, a limpeza é boa para 82,4%, regular para 14,7% e ruim para 3,8%.
De acordo com matéria divulgada no site da Prefeitura, no primeiro semestre de 2014 foram feitas 10.745 trocas de lâmpadas em todo parque de iluminação de Campos. No mesmo período, entre implantações de novos pontos e melhorias, foram aproximadamente 250 intervenções feitas pela Superintendência de Iluminação Pública. No primeiro semestre de 2013, foram 9.538 trocas de lâmpadas, e desde 2009 o número ultrapassa os 105 mil. De acordo com o superintendente Igor Pereira, os números traduzem a melhoria na iluminação pública do município. “Este trabalho é de extrema importância. Quando falamos em substituição, não significa uma simples troca de lâmpada ou tipo de luminária, mas sim, a substituição de todo um sistema de iluminação por um muito mais eficiente”, disse.
Na área de Limpeza Pública a cidade conta com uma programação semanal de limpeza, que inclui vários bairros, cobertos por equipes com 20 homens, em 15 equipes espalhadas. E tem ainda pintura de meio fio, postes e desobstrução de bueiros. “Eles saem de um bairro e entram em outro, seguindo o cronograma de trabalho, até fechar um quadrilátero. E assim passam no mesmo bairro de 40/40 dias. E tem também equipes de varrição, com uma média de 25 pessoas, neste caso vai nos mesmos locais, dia sim, dia não. E tem equipes próprias para avenidas, compostas por seis pessoas”, explicou recentemente o secretário de Limpeza Pública, Jorge Rangel.
Investimentos caros foram identificados por maioria
A pesquisa, que teve diversas partes divulgadas durante a semana, também mostrou que, para a maioria dos campistas, as obras da Prefeitura “são caras e superfaturadas”. Segundo o levantamento, 58,5% dos entrevistados acham as obras caras e superfaturadas e 23,2% discorda. Outros 18,3% não sabem ou não responderam. Nos últimos seis anos, o governo Rosinha realizou intervenções em todas as partes da cidade. Entre as obras mais caras está o programa “Morar Feliz”, orçado em torno de R$ 800 milhões que, de acordo com o governo, irá beneficiar 40 mil pessoas até o final de 2016.
O levantamento do PRO4 mostra que em todos os níveis escolaridade os campistas acreditam que as obras são “caras e superfaturadas”. Entre os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental, 55,3% acham as obras caras e 36,8% discordam sobre os altos valores. No grupo formado pelos que cursaram ensino médio, 61,9% acham as obras caras e 21,6% discordam.
Royalties - Diante da afirmação de que “o dinheiro dos royalties é bem aplicado”, 73% dos campistas discordam e 18,5% concordam. Outros 8,5% não sabem ou não responderam.
Para maioria, governo Rosinha não é honesto
O governo Rosinha é um governo honesto? Para 54,2% dos campistas, não. De acordo com o levantamento do PRO4, 22,3% acreditam que o governo Rosinha é honesto e 23,5% não sabem ou não responderam. A pesquisa mostra que a opinião sobre a honestidade do governo Rosinha oscila de acordo com os níveis de escolaridade e renda. Entre os que não declararam renda, houve um empate. 43,8% acham que o governo é honesto e 43,8% acreditam que é desonesto. Entre os que ganham acima de cinco salários mínimos, 71,4% dos entrevistados acham que o governo é desonesto e 28,6% não sabem ou não responderam.
No grupo que cursou até a quarta série do ensino fundamental, 47,4% não concordaram com a afirmação de que o governo Rosinha é honesto e 34,2% apostam na honestidade do governo. De acordo com a pesquisa, as mulheres acham o governo mais desonesto do que os homens. Ao todo, 52,5% dos homens não acham o governo honesto. Já entre as mulheres este número sobre para 55,8%.
Pesquisa mostra 71,3% de aprovação
Na série de reportagens sobre as pesquisas do PRO4, a Folha já mostrou que o governo Rosinha Garotinho (PR) tem 71,3% de aprovação, somando os entrevistados que acham ótimo (4,9%), bom (29,1%) e regular (37,3%). Por outro lado, 17,4% dos entrevistados acham o governo ruim e 9,6% afirmam que o governo é péssimo. 1,6% não sabe ou não respondeu. Quando a pergunta foi: “Você aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Rosinha vem administrando Campos”, 54,9% dos entrevistados afirmaram que aprovam, enquanto 33,8% desaprovam, e 11,3% não sabe/não respondeu.
Entre os campistas que acham o governo Rosinha ótimo, a maioria recebe até um salário mínimo (9,6%). No grupo formado pelos entrevistados que recebem mais de dois salários mínimos, ninguém escolheu a opção “ótimo”. Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, 20,4% acham o governo bom, 38% regular, 17,7% ruim e 10,8% péssimo. Já no grupo que recebe mais de cinco salários, ninguém acha o governo ótimo, nem bom. 28,6% avaliam como regular, 28,6%, ruim, e 42,9% acham o governo péssimo.
Em setembro de 2013 o deputado federal Anthony Garotinho (PR) usou o seu blog e informou sobre a aprovação da prefeita. Sem citar qual instituto realizou a pesquisa, Garotinho revelou que a prefeita Rosinha tinha 73% de aprovação. Um ano antes, em junho de 2012, quando Rosinha confirmou que seria candidata à reeleição, Garotinho dizia que a aprovação da prefeita era de 85%.
14/12/2014 12:01

Nenhum comentário: