terça-feira, 3 de março de 2015

PRESIDENTES DA CÂMARA E SENADO NA LISTA DE JANOT

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-janot-chega-ao-stf-cunha-e-renan-foram-informados-de-que-estao-nela,1643703O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lista-de-janot-chega-ao-stf-cunha-e-renan-foram-informados-de-que-estao-nela,1643703
Da Folha de S.Paulo


Renan e Cunha são avisados de que estão na lista de políticos da Lava Jato

Mais opções
PUBLICIDADE


O comando do Congresso foi avisado nos últimos dias que constará na lista do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, enviada ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (3).
Citados na Operação Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL) devem ter contra si pedido de inquérito pelo Ministério Público. A informação foi confirmada à Folha por interlocutores do Planalto.
A informação de que Cunha seria alvo da Procuradoria foi antecipada pelaFolha em janeiro.
Cunha sempre negou ter qualquer envolvimento com o esquema apurado pela PF. Ele nega que tenha sido avisado de que será alvo de inquérito.
O nome de Calheiros aparece na suposta lista de políticos envolvidos com o esquema de corrupção na Petrobras, mas Renan nega qualquer envolvimento com o esquema de desvio de recursos da estatal.
Os nomes dos políticos surgiram em depoimentos prestados à Justiça por Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que firmaram acordos de delação premiada com a Justiça.
A partir do pedido de abertura de inquérito, caberá ao relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, aceitar ou não o início das investigações sobre Cunha e os demais suspeitos que se encaixam nesta situação. É praxe na corte, no entanto, acatar este tipo de demanda.
A aceitação do inquérito não significa culpa. Somente após as investigações e o processo no STF, os acusados serão inocentados ou condenados por eventuais crimes. 
Pedro Ladeira/Folhapress
Os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, junto ao senador Romero Jucá
Os presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, e o senador Romero Jucá

Nenhum comentário: