domingo, 1 de março de 2015

PMCG DESMENTE AVISO DE SUSPENSÃO DE TESTE ANTI-HIV, MAS SUSPENSÃO CONTINUA

Da folha on line (aqui)

Teste rápido de HIV é suspenso

Foto: Michelle Richa
Suspensos e sem retorno. Essa é a situação para exames rápidos que detectam HIV no Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip), em Campos. Pacientes que tentaram fazer o teste foram surpreendidos, na última quinta-feira, com a falta do material. Na manhã dessa sexta-feira (27), alguns funcionários, que terão a identidade preservada, revelaram que, após a demissão de funcionários terceirizados, a limpeza não estaria sendo realizada, e por esse motivo, a coordenação teria optado por suspender o serviço, sem data para retorno. A denúncia sobre a suspensão do atendimento foi postada no blog Eu Penso Que, assinado pelo jornalista Ricardo André Vasconcelos. A fundadora e presidente da Associação Irmãos da Solidariedade — que existe há 27 anos, com importante trabalho de acolher e assistir portadores do vírus HIV/Aids —, Fátima Castro, lamentou a suspensão do exame, principalmente após o Carnaval, época em que as pessoas ficam mais vulneráveis a contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Uma doméstica, que terá a identidade preservada, procurou o Cedip para realizar o teste. Analfabeta, ela não teve como ler o informativo, mas foi informada pela atendente de que o exame estava suspenso. Aos prantos, ela saiu da unidade desolada. “Meu marido morreu de Aids e o médico disse pra eu fazer o exame. A moça me disse que está suspenso e não tem previsão de retorno. O que eu vou fazer agora?”, indagou.
De acordo com a presidente da Associação, não serão somente os pacientes da Casa os prejudicados, mas toda a população de Campos e municípios vizinhos que procuram o Cedip para realizar o teste. “Estou surpresa e, agora, apreensiva, por que esta semana mesmo enviamos dois pacientes pra lá. Até que o serviço seja retomado, como faremos o diagnóstico?”, questiona.
Este mês, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa indicando, que na faixa de 15 a 24 anos o número de casos no país aumentou 40% de 2006 até agora. Assinalou, ainda, que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é o melhor método de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, porém, de acordo com o levantamento, 45% da população sexualmente ativa não usariam o preservativo nas relações casuais.
Saúde diz que serviço volta semana que vem
Em nota, a Prefeitura desmentiu o comunicado e garantiu que o CDIP prossegue realizando Testes Rápidos de Diagnóstico (TRD) de segunda a sexta, no turno da manhã, normalmente. “As ações de rotina, de prevenção e orientação, também continuam acontecendo.


Nenhuma outra atividade do Programa DST/Aids/hepatites Virais foi suspensa. Os medicamentos também estão sendo distribuídos normalmente”, informa a nota, admitindo, porém, “que o órgão transferiu apenas os testes que seriam realizados quinta e sexta-feira para a próxima semana, porque ficou sem o funcionário de limpeza nesses dias, o que impedia o setor de gerar lixo infectado. No entanto, a equipe de limpeza já foi normalizada. A secretaria Municipal de Saúde pagou à Casa Irmãos da Solidariedade R$ 1.489.600,00 por serviços prestados a pessoas com vírus HIV ou Aids, em 2013 e 2014”, concluiu.

Do Blog: com a palavra o sr Alexandre Sereno, coordenador do Cerdip, que assina o comunicado. Ou seria outro ato terrorista?

Nenhum comentário: