segunda-feira, 6 de abril de 2015

VATICANO ESTUDA BEATIFICAÇÃO DE D. HÉLDER

Do Blog do Noblat (aqui):


RELIGIÃO

Santo é aquele que o povo chama de santo

O dom marcou a história da Igreja Católica, aqui e lá fora. Foi apontado como o “santo dos pobres” por socorrê-los. E chamado de comunista por denunciar a existência de pobres no mundo
Ricardo Noblat
Oficialmente, é um aspirante a beato. Caso seja beatificado, em seguida poderá ou não ser declarado santo. Costuma se passar muito tempo entre a beatificação e a canonização.
O aspirante a beato a que me refiro atende pelo nome de Hélder Pessoa Câmara, mais conhecido como dom Hélder Câmara, ex-bispo auxiliar do Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Olinda e Recife.
Os mais próximos dele o chamavam simplesmente de “dom”. Ele assinava como “padre Hélder” as reflexões que escrevia durante as madrugadas. A maioria delas permanece inédita.
Convivi com ele por muitos anos. Admirei sua coragem. Acreditava, de fato, no que pregava. E por isso não temia arriscar a vida.
Durante os 21 anos da ditadura militar de 64, ele foi visto como uma séria ameaça ao regime. Por quase 10 anos, a censura impediu qualquer menção ao nome dele na imprensa.
O Papa Paulo VI, amigo particular do dom, pensou em promovê-lo a cardeal. A ditadura brasileira fez o que pôde para impedi-lo.
Foi forte candidato ao Prêmio Nobel da Paz. A ditadura manobrou para que ele não fosse premiado.
Sua inegável fragilidade física contrastava com sua extraordinária força moral. No final dos anos 60, o jornal francês “Le Monde” o incluiu na lista dos 10 melhores oradores do mundo.
Em Paris, diante de milhares de pessoas que lotavam um salão de conferências, denunciou a tortura e a morte de presos políticos.
O dom marcou a história da Igreja Católica, aqui e lá fora. Foi apontado como o “santo dos pobres” por socorrê-los. E chamado de comunista por denunciar a existência de pobres no mundo.
Não sei se o verei ser canonizado um dia. Mas isso não importa tanto. Antigamente, era chamado de santo quem o povo assim chamasse. Dom Hélder foi canonizado ainda em vida. 
Dom Hélder Câmara (Foto: Carlos Weick / Revista Manchete)Dom Hélder Câmara (Foto: Carlos Weick / Revista Manchete)

Nenhum comentário: