segunda-feira, 24 de março de 2008

Fora da rede

Fora da cidade desde a última quinta-feira e, deliberadamente sem acesso a computador, não dei minha contribuição à rede blog, que na última sexta-feira enfocou a cultura no município. Vai, pois, agora, com atraso justificado, minha curta participação:

Museu da Viúva Porcina

No Centro da cidade há dois exemplos de abandono material de monumentos culturais do município: o velho casarão do Visconde de Araruama, onde seria o Museu de Campos e o prédio da Lira de Apollo, vítima de um incêncio no início dos anos 90.
O “museu” pode ser considerado uma espécie de “viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido”. Explico: na obra de Dias Gomes, a amante do coronel Sinhozinho Malta, Porcina, casa-se de araque com Roque, o santeiro da cidade, que é obrigado a fugir antes da consumação do casamento e é dado como morto. Assim é o “Museu de Campos”. Existe um prédio, em acelerado processo de deterioração e uma intenção anunciada por pelo menos seis prefeitos de implantar ali um museu sem que rigoradamente nada tendo feito por nenhum deles para tornar concreta a idéia.
É museu da viúva Porcina.
Enquanto isso, nos últimos anos pelo menos duas dezenas de belas casas (e até mansões) foram adquiridas em áreas nobres da cidade — especialmente nos sete anos do reinado Arnaldo/Ilsan —para abrigar órgãos municipais. Basta dar uma olhadinha na Beira-Valão, por exemplo, para ver as casas compradas pela sediar a Guarda Municipal, o Cidac e outras. Nas imediações do Jardim São Benedito foram tantas outras casas e assim como na Tenente Cardoso e adjacências. E nada de recursos para o "Museu". Dinheiro para shows, então, nem se fala...
Alexandre Mocaiber, que aprofundou a política de grandes shows (suspeitos de superfaturamento), diz que fez um museu, que na verdade não passa de um pequeno brechó. A prefeitura herdou uma casa de porte médio da família do usineiro Olavo Cardoso (Rua Sete de Setembro esquina com Rua do Gás) e adquiriu meia dúzia de objetos antigos que nada ou pouco tem a ver com a história de Campos e deu o nome de "Museu".
De Campos mesmo a gente encontra peças importantes, como moendas do século XVII no Museu do Açúcar, em Pernambuco e, até cocares dos índios goytacases podem ser vistos no Museu do Ypiranga, em São Paulo.
Enquanto em Campos...

Nenhum comentário: