domingo, 20 de julho de 2008

Fala Garotinho!

A decisão da direção da Rádio Diário FM de suspender o programa semanal "Fala Garotinho", traz à tona meia dúzia de situações nebulosas, mas, antes, é preciso lembrar que tanto a rádio quanto o jornal homômino, surgiram, cresceram e mudaram de rumo sempre a serviço dos interesses políticos do sr. Garotinho. Há até uma investigação no MPF para saber quem são os donos da emissora...
1- No entanto, busco em Albert Camus, o escritor argelino-francês que disse que "a imprensa livre pode ser boa ou ruim, mas a imprensa cerceada é sempre nefesta", para defender o direito do sr. Garotinho de exercer sua profissao de radialista. Independente de seus métodos ou exageros, foi ele quem trouxe à tona muitas das denúncias que hoje são comprovadas pelas investigações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e também na Justiça Estadual. Enquanto Garotinho e seus então aliados na mídia denunciavam falcatruas, os outros veículos de comunicação solenemente ignoravam e mantinham a dupla Arnaldo/Mocaiber no altar dos puros.

2 - Se também tem seu "telhado de vidro", que arque com as conseqüências o sr. Garotinho e quem mais culpa tiver no cartório.

3 - Mas acredito que quanto mais informação tiver o cidadão mais argumentos ele vai ter para formar a própria opinião. O direito à informação é tão sagrado que, informado, o cidadão, além de julgar sobre o que lhe é informado, pode tirar suas conclusões sobre o profissional que o informa, ou seja, se é sério ou se é um embusteiro.

4 - Numa democracia cabe todos os tipos de opinião e a lei deve regular, nos limites da própria lei, quem se execede. Por isso, a Consituição Federal garante a livre manifestação e o exercício de profissão tanto para mim quanto para o senhor Garotinho. Cada um que exerça seu ofício da forma que achar mais justa, mais ética. E que cada um responda por seus atos.

5 - Censura nunca mais!

17 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ricardo,
não creio que o que se esteja discutindo seja o direito de Garotinho se manifestar.Diferente de 21 anos atrás onde de fato o promissor radialista era demitido em razão das críticas e denúncias que fazia,o que temos agora é um visível(e patético)teatro,onde o ator principal tenta convecer de que esta sendo perseguido na rádio e no jornal que todos dizem ser dele.
Aí esta pra mim a grande questão.Não é proibido no Brasil político ser dono de rádio ,jornal ou até mesmo de retransmissoras de tv,e sabemos como isso se deu na nova república.No entanto esses políticos jornalistas tem que declarar o balanço patrimonial de suas empresas e todos sabem a quem pertencem esses jornais e rádios,ouve e compra quem quer sabendo a quem atende o interesse a linha editorial desses veículos.Fora disso a possibilidade de ter uma rádio e um jornal e não declarar é fraude,estelionato e sonegação que somente podem ser encobertos por teatros como o que acabamos de ouvir.
Se todas essas suspeitas não são verdadeiras que se abra o sigilo dessas empresas e se verifique se seus proprietários tem capital compatível com o investimento ou se são apenas laranjas como no recente caso do senador Renan Calheiros.
Um abraço,Renato

Anônimo disse...

caro ricardo, sou seu fã desde que escreveu aquela materia sobre a ECOLURB e já deve ter passado uns 12 anos. o casal governador (ex- graças a Deus ) já aprontou d+. essa agora da radio e jornal o diario é apenas + uma. não sei se vc observou + o jornal passou a ter um novo presidente recentemente e o mais incrível: FABIO PAES o mesmo q sumiu apouco tempo.
OUVI UMA FRASE EM MACAE Q SERVE BEM PRA CAMPOS: SE COLOCAR LONA VIRA CIRCO, SE COLOCAR GRADE(LÁ VIRA HOSPÍCIO) AQUI VIRA PRESÍDIO.

ROSINHA NÃO !
GAROTINHO NUNCA MAIS !

Anônimo disse...

Me desculpe, professor, Renato, mas o que eu defendi foi a livre manifestação do pensamento e o exercício da profissão.
Por mais que eu discorde do tipo de radiojornalismo que o Garotinho pratique, isso não é suficiente para que eu queira que ele seja calado.
Quem tem que discenir se o tipo se radiojornalismo que ele faz é de boa qualidade ou não é o ouvinte dele.
Eu só manifestei que, apesar dos exageros e das segundas ou terceiras intenções que enxerg
o no trabalho dele, o Garotinho prestou um bom serviço a Campos quando denunciou as falcaltruas da dupla Arnaldo/Mocaiber enquantou o resto da mídia se calava por interesses diversos.
Já tenho manifestado aqui, e em artigos publicados, desde 1997,que considero Garotinho e sucedâneos, iguais ou piores que os que o antecederam. Portanto, defender que ele ou qualquer outro tenha direito de se manifestar é uma questão de princípio e não pernonificado neste ou naquele profissinal de rádio, imprensa ou político.
Qualquer um que tenha seu direito de manifestação cerceado vai ter o meu apoio para que se manifeste,nem que seja para dizer besteira.

Ricardo André Vasconcelos disse...

O texto acima,assinado como "anônimo", é , na verdade. de autoria do autor do Blog.

Anônimo disse...

O problema de alguns críticos de Garotinho é se basear em boatos e afirmações genéricas. Não acreditam que ele só tem a casa da Lapa? Corram atrás e descubram os supostos sítios e megaempresas. Aliás, se ele realmente tem essas coisas, é o bandido mais esperto do mundo! O que a PF não daria para achar algo... O que já não tentaram para enquadrar Garotinho...
O mesmo vale para o caso d'O Diário. Sim, é claro que ele tem uma grande afinidade com o grupo de Garotinho, mas isso não significa que pertence a este. Não é incomum jornais assumirem posições políticas claras e definidas, principalmente de oposição (jornal que bate no governo, ainda mais onde há muito para bater, vende), aproximando-se assim de certo grupo político. Pode ser uma simples inversão de causa e consequência.
Enquanto o debate for baseado em boatos, corremos o risco de descer ao nível de meros fofoqueiros, esbravejando ofensas pessoais e falando "dizem que", "todo mundo sabe que"...
Afinal, não vejo comentaristas em nenhum blog tentando desqualificar Arnaldo e Mocaiber evocando boatos sobre algo que os dois teriam em comum, além de ser médicos e corruptos...

Anônimo disse...

Ricardo, concordo plenamente com seu post. Nem sempre a verdade é aquilo mais confortavel de ouvirmos. O repúdio que muitos sentem em relação ao casal as vezes é capaz de "cegar" alguns. Pois não é cômodo admitir que muitas das denúncias que Garotinho fazia e outros se negavam a fazer eram verdades. Se eu não me engano, que fez as primeiras denúncias ao Ministério Público Federal foi Garotinho através do deputado Pudim.

Naquela época vi pessoas ditas respeitaveis, atribuirem as atitudes de Garotinho como denúncismo barato e leviano.
Mas na democracia o papel da oposição de denúnciar e de se colocar como contraponto as políticas vigentes é imprescindível.

Anônimo disse...

Querido Dedé vc tem o direito de pensar e escrever o que quiser " o blog é seu" .Anthony Willian tb pode dizer o que e quando quiser em alguns veículos de comunicação até mesmo ler um ofício e reclamar de ser tirado do ar. Censura????
Sinceramente essa sua defesa se não teve o objetivo de gerar polêmica me leva a crer que tanto vc como ele menosprezam a inteligância alheia.
Vc por acaso teve o direito de escrever uma matéria no jornal A Notícia a respeito do que Ironis achou do seu fusquinha com adesivo do Garotinho para vereador? Barbosa Lemos quando tirou Garotinho do ar na Campos Difusora deixou os microfones ligados para nossas despedidas ? Eu estava no estúdio camarada ... naquela época ele de fato era só um radialista e assumia ser ator!Ah eu tb estava presente na reunião do PSB e ele respondeu a minha pergunta sobre a origem do Jornal o Diário . Tinha até um advogado presente , uma pessoa séria , se fosse crime acho que ele teria denunciado né?

xacal disse...

Ricardo,

Suas observações são pertinentes: apenas se conserta e se conserva a democracia com mais liberdade e democracia...

Concordo com vc, mas apenas faço um reparo: garotinho não parece poder ter sido cerceado em sua própria rádio...

Você como arguto obsrvedor e analista da cena política sabe que tudo não passa de uma retirada de cena para evitar mais danos a campanha de rosinha, que já afunda...

Tal gesto extremado é típico do napô, e significa ue as coisas não andam nada bem...

Anônimo disse...

Ricardo Coração de Leão.
Estamos, seus leitores do blog, decepcinado com a sua postura.
Meus Deus, vc acretida mesmo que Garotinho foi censurado pelo sr. Fábio Paes? Qual é, cara pálida?
Você conhece muito bem Garotinho para saber que essa censura (?) é uma farsa. Mais uma do Napoleão da Lapa, típica da declaração de que só possui a casinha da Lapa.

Ricardo André Vasconcelos disse...

Caros leitores,perdão aos que decepcionei com minha opinião.
Mas é minha opinião baseada no princípio que todo mundo tem direito de se manifestar. Se foi encenação ou não a saída de Garotinho da Rádio Diário FM, vamos saber com o tempo. Reitero que não admiro o o estilo (?) radiojornalístico, mas isso não me dá o direito de impedir que outros o ouçam, nem que seja para que, um dia percebam quem ele é.

Anônimo disse...

Muitos que comentaram aqui tem um preconceito muito forte contra Garotinho, preconceito este plenamente justificavel, pois é como uma defesa natural criada por erros do próprio Garotinho,
mas às vezes gera a simplória conclusão "tudo que é contra Garotinho é bom" velha máxima que parecia muito sólida até o grupo de Arnaldo/Mocaiber cuidar de desmenti-la. Não sei se aquilo na rádio foi teatro, por um lado Garotinho é um bom ator sim, por outro faz inimigos como ninguém.


Potanto prefiro esperar pra ver.Questionam Garotinho por causa de uma entrevista com Rosinha, mesmo ele tendo oferecido o espaço para os demais candidatos também se exporem, garantindo a isônomia. Vejo como censura a justiça querer restringir o programa do Garotinho, Roberto Barobosa faz muito pior na TV educativa e na continental (da folha da manhã) e não vejo as mesmas críticas.


A única diferença é que o Garoto da lapa consegue ser mais polêmico, tem o dom da lábia, é mais enfático nas denúncias, as quais em maioria foram comporvadas. Hoje em Campos Garotinho e seus aliados representam a única voz da oposição, querer calar essa voz é ajudar Arnaldo, ainda que desinteressadamente.
Acho também muito estranho que ultimamente apareçam acusações contra Garotinho, aquele caso dos caça niqueis e Alvaro Lins, essa agora de bloqueio de contas, e a proibição do programa de rádio, seria ingenuidade minha achar que Garotinho não possa ter culpa no cartório em algumas dessas acusações, mas seria mais ingenuidade minha acreditar que são coincidências que isso tudo só esteja aparecendo agora, quando Rosinha ao contrário do que Xacal disse, vai muito bem na campanha, basta ver as pesquisas do próprio PDT.

Ricardo André Vasconcelos disse...

Amigos,
Da mesma forma como defendo que Garotinho tenha microfones para se manifestar, não acredito que a campanha de Rosinha ande tão bem assim como dizem seus aliados. E o próprio Garotinho ainda tão mal junto ao eleitorado campista que até agora ele não apareceu nenhuma vez ao lado da candidata em nenhum evento de campanha.
Acho também que os indícios de falcatruas no governo Rosinha são muito grandes, principalmente nessa questão das ONGs e, sendo período de campanha ou não há de ser levantanda ainda muitas outras denúncias.
Resumo: Os dois principais candidatos (Rosinha e Arnaldo) estão disputando que tem mais problemas a explicar à Justiça e ao eleitor.

Anônimo disse...

Você tem mais a explicar do que eles.
Dizem que Jane Nunes sabe da sua vida mais do que qualquer um.

Ricardo André Vasconcelos disse...

Sr.(a) anônimo (a), pergunte a ela e me deixe trabalhar.

Anônimo disse...

Detesto anonimato, me cheira covardia, por isso eu ,Jane Nunes não me escondo,e talvez seja uma das pessoas que mais sabe da vida de Ricardo André sim! Sabe por que ? Somos amigos há mais de 20 anos , e não há nada em sua história de vida que me faça deixar de respeita-lo, admira-lo a cada dia. Dedé te amo , hoje e sempre, eu e nossos filhos te achamos o rabujento mais admirável do planeta!

Anônimo disse...

O programa do ex-governador, ex-prefeito, ex-secretário de agricultura, ex-secretário de segurança e agora ex-radialista da Dário FM, mudou de nome. Agora é |"Cala, Garotinho".
E tenho dito!

Ricardo André Vasconcelos disse...

Obrigado Jane, sou daqueles que ainda acreditam na força da amizade e a nossa, que já superou tantos obstáculos, se fortalece a cada (re)encontro.
Um beijo