domingo, 2 de novembro de 2008

Depois da eleição...o abandono

Foto: Phillipe Moacyr/O Diário

Foto:Ascom/PMSJB

A prefeita reeleita de São João da Barra, Carla Machado, ainda comemora a retumbante vitória na eleição por mais quatro anos no comando do município. Os eleitores que a reelegeram, nem tanto.


No quinto distrito, por exemplo, moradores/eleitores do Açu e adjacências estão sem assistência Médica desde que, advinhem, passou a eleição.


Nos postos de saúde do Açu e Mato Escuro eram mantidos três médicos por dia em cada uma das unidades, mas depois das eleições sumiram. Os moradores, a partir de então, precisam recorrer ao Hospital São José, em Goitacazes (Campos), a cerca de 30 km de distância, quanto precisam de atendimento médico.


A denúncia é de um morador do Açu, meu amigo, a quem visitei agora há pouco no Hospital São José, onde foi atendido na manhã de hoje com crise renal depois de uma noite infernal em busca de socorro nos postos do municipio administrado pela sorridente Carla Machado.


Na primeira foto, publicada em O Diário de hoje, Carla na carreata da colega Rosinha, ontem em Campos, ao lado do padrinho político Garotinho. Na segunda foto, visitando as obras do Porto do Açu, principal carro-chefe da campanha que a reelegeu.





7 comentários:

Quasepoesia disse...

Prezado Ricardo André
Ao ler sua postagem ligando o "sumiço" dos médicos ao abandono da prefeita Carla Machado à sua população, senti-me obrigado a ocupar este espaço para explicar o que ocorre lá.
Trabalho em Cajueiro, SJB, contratado pelo INBESPS, firma que terceiriza funcionários da mesma forma que aqui em Campos acontece com a José Pelucio e a Facility.
Da mesma forma que as firmas de Campos, o INBESPS teve suas contas bloqueadas por uma ordem judicial e seus funcionários foram proibidos de seguir trabalhando.
A causa está sendo estudada e a Prefeita, antes de abandonar seu povo, está buscando uma saida.
Como medico vejo com muita tristeza as ações judiciais que levaram a suspensão de ações como o PSF de Campos e agora a saude (e outros setores) de SJB.
Se os governantes erram e esse erro precisa ser reparado, não sei como aceitar que a população pague esse preço chamado desassistencia.
Enfim.
São ordens judiciais.
Só não é descaso pós eleitoral da prefeita, isso não.
Atenciosamente
Luis Tavares.
Médico pediatra.

Anônimo disse...

Farinha do mesmo saco do Garotinho!

Ricardo André Vasconcelos disse...

Prezado Luis,
obrigado por sua colaboração.
Também acompanho esse problema do PSF em Campos e São João da Barra com atenção e com a preocupação de quem tem a dimensão da importância da assistência à saúde de nossa população mais carente e, principalmente, aos que moram em locais mais distantes.
Mas se a regra constitucional é o concurso público, que se faça o concurso público. Ou então que se mude a Constituição.

Quasepoesia disse...

Inteiramente de acordo.
Só não acho justo o titulo da matéria.
Não houve abandono, concorda?
E a situação de SJB em relação a terceirizados é muito discreta se comparada a Campos.
Não venho a publico defender contratações anticonstitucionais, compreende? Só não concordo com a justiça implacável deixando a população a mingua nem com o titulo da materia que induz ao mau julgamento de uma prefeita que em minha pobre opinião tem sido boa servidora de sua gente.
Obrigado pelo retorno.

Bruno Costa disse...

Caro amigo Ricardo André...
A postagem do médico acima é correta. Vim aqui complementar algumas informações. A saúde de São João da Barra estava sendo considerada uma das melhores da região, até que às vésperas da eleição foram bloqueadas as contas do instituto que pagaria a todos os profissionais que trabalharam para deixar a saúde do município com qualidade. Infelizmente por alguns municípios serem irresponsáveis administrativamente, acabou-se generalizando e SJB sofre com isso. Concordo em relação ao concurso público e o mesmo será realizado. Não houve abandono em momento algum e sim uma imensa vontade da prefeita em resolver a questão, reunindo-se diversas vezes com esses profissionais da saúde, deixando toda a sociedade a par dos acontecimentos. O que fizeram foi uma covardia com o povo sanjoanense que acabou pagando o pato. Como está acompanhando todos os fatos deve saber claramente que não houve abandono e pelo governo que fez, e pela campanha que fez (inclusive ganhando em todas as urnas) o povo sabe disso... Acho que se precipitou ao escrever abandono. Quando precisar de informações, pode entrar em contato com a assessoria de comunicação (22) 2741-7878 ramal 216. Será um prazer atendê-lo.

Grande abraço.
Bruno Costa
diretor de Jornalismo

Ricardo André Vasconcelos disse...

Valeu Luis, que é que agradeço e me sinto honrado com a sua presença aqui. Conheço e sou admirador de sua atuação profissional e de sua família.
Abraço.

Ricardo André Vasconcelos disse...

Bruno, obrigado por sua participação.
A população do Açu continua reclamando falta de médico no posto de saúde e espero que, com seu empenho e da prefeita reeleita eles não tenham mais do que se queixar.
Um abraço.