domingo, 16 de novembro de 2008

Matemática de Rosinha

Na edição de hoje do Monitor Campista, a prefeita eleita, Rosinha Garotinho, garantiu que vai enxugar a máquina administrativa da Prefeitura de Campos.
Duas secretarias serão extintas: Limpeza Pública e Transportes. Menos duas.
As oito gerências que se sobrepõem as secretarias vão desaparecer. Menos oito.
Mas...
Será criada uma nova secretaria, a de Cultura. Mais uma.
Vai criar um escritório da administração municipal no Rio de Janeiro, que, acho eu, vai ter status de secretaria, com coordenador, funcionários... Mais uma.
Vai criar cinco coordenadorias para substituir as oito gerências a serem extintas. Menos três.
Portanto, se hoje a Prefeitura de Campos tem 47 (quarenta e sete) órgãos no primeiro escalão (confira aqui), com a "reforma" de Rosinha, serão 44.
Enxugar é isso?
Para comparação, o município do Rio de Janeiro (R$ 12 bilhões de orçamento) tem 23 secretarias atualmente e há planos do futuro prefeito de reduzir o número (ver página 16 da edição de hoje de O Globo)

7 comentários:

Anônimo disse...

Foi feita a vontade do povo,a vitória da mudança, ........

Paulo Lopes disse...

Bom, eu acho que essa deve ser as primeiras medidas, com certeza vem mais, vamos dar crédito e ajudar, não é só chutando que vamos melhorar nossa cidade.

Anônimo disse...

Reduz e aumenta com outro nome. Política é isso. O dinheiro em Campos é alto. Como justificar tanto trabalho em favor do povo? É preciso descentralizar as atenções e aí, com certeza, vem história.

Anônimo disse...

Com tantas secretarias não há administração eficiente. E lá alguem está preocupado em administrar com eficiência e de forma austéra???

Fiz hj um exercício de reler na web os principais blogs de Campos ao longo dos últimos 12 meses...não há um que não tenha se rendido aos encantos prometidos da futura administração do primeiro damo...só um resistiu bravamente: o blog do garotinho!

CRAQUES DA BOLA disse...

CARIOCA 2009, ARBITRAL, ARBITRÁRIO

Tudo como dantes no quartel de Abrantes, amanhã (terça feira) teremos o arbitral do Campeonato Carioca 2009, onde a fórmula já é conhecida:

Os participantes deverão ser divididos em dois grupos, um sempre encabeçado pelo Flamengo e outro pelo Vasco (dificilmente isso mudará), mais um clube “grande” (Flu ou Bota) e em cada grupo mais seis “parceiros”. Na primeira fase (Taça Guanabara), os times jogam dentro de seus grupos e o primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro numa semifinal. Os vencedores vão para a final do turno, o vencedor dessa final torna-se o campeão da Taça Guanabara de 2009.

Na segunda fase (Taça Rio), os times jogam uns contra os do outro grupo, embora a classificação seja dentro de cada grupo. O primeiro de um grupo enfrenta o segundo do outro numa semifinal. Os vencedores se enfrentam na final do turno, o vencedor do confronto é declarado o campeão da Taça Rio de 2009.

É impressionante como o regulamento fica confuso no papel, mas vida que segue ...
Os times vencedores de cada fase disputam entre si dois jogos finais, que estabelecem o campeão carioca. Caso o mesmo time ganhe as duas fases, este será declarado campeão automaticamente (outra situação difícil de acontecer, pois a TV precisa de final para seguir sua grade).
Vamos aos famosos clubes:

Primeiro os Protagonistas Flamengo (Rio de Janeiro) e Vasco da Gama (Rio de Janeiro)

Depois os coadjuvantes de luxo Botafogo (Rio de Janeiro) e Fluminense (Rio de Janeiro) que também sofrem, em menor escala, claro, porém não se deve negar que o clássico dos milhões é o que mais atrai e rende a todos os setores envolvidos, mas quando algo foge disso é quase irrelevante pois está tudo em casa mesmo.

E em terceiro os figurantes Americano (Campos) ,Bangu (Rio de Janeiro), Boavista (Saquarema), Cabofriense (Cabo Frio), Duque de Caxias (Duque de Caxias), Friburguense (Nova Friburgo), Macaé Esporte (Macaé), Madureira (Rio de Janeiro), Mesquita (Mesquita), Resende (Resende), Tigres do Brasil (Rio de Janeiro), Volta Redonda (Volta Redonda). Como está, dificilmente alguém ganhará um lugar ao Sol.

A edição de número 104 do Campeonato Carioca, começará na segunda quinzena de janeiro e a grande pergunta é: Quais os Estádios que poderão ter jogos?

Poderíamos fazer outra pergunta, mas essa já tem resposta os grandes não irão ao interior (interior de verdade – não vizinhos de Grande Rio).

E daí surgem idéias de revolta do tipo, porque não um Campeonato a parte / porque se sujeitar? Inicialmente penso que, a parte monetária pesa e ninguém quer correr o risco de não dar certo, outrora deu, mas hoje os tempos são diferentes, e uma jogada mau feita pode falir um clube de médio a pequeno porte.

Não que eu seje contra, mas prefiro continuar a lutar por um Campeonato normal, onde jogos de ida tem volta e em que o mandante joga em casa.

Mas tenham certeza, não são só os pequenos que sofrem. A pré temporada mau feita de nossos grandes clubes, já a uns cinco anos vem tendo reflexo no Campeonato Brasileiro com campanhas pífias, rebaixamentos e com paulistas levando 5 dos últimos seis canecos, o nosso último foi com o Vasco em 2000 (João Havelange) lembram...

Meu receio é que com o tempo, a repulsa da FERJ ao interior do estado, acabe com a torcida pelos grandes do Rio e possam acontecer interesses em clubes de outros estados, assim como acontecem em vários pontos isolados deste imenso Brasil.

Afinal é mais fácil o (Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos) vir a Campos para um Campeonato “Paulista”, do que o quarteto fantástico do Rio vir a planície goitacá.

Forte abraço,
Granger Ferreira.

A coluna ESPORTIVIDADE sai todas as segundas no www.equipecraquesdabopla.blogspot.com

Anônimo disse...

Cliquei onde que é para confirir no texto, levou a uma parte do site da prefeitura com 25 "cargos" incluindo prefeito e vice, de qualquer forma pelo que entendi são as primeiras ações e outras serão tomadas.
A idéia de um escritório no Rio achei excelente, principalmente se cumprir o planejamento de apenas 4 funcionários.
Agora, não estou com o O Globo para ler, mas estranho em saber que o Paes quer diminuir o número de secretárias, pois já li o anúncio da criação de algumas como a Secretária da Copa da Mundo, assessor especial para "vender" captar recursos para o Rio..
E acho que a contagem é feita de forma diferente aqui e lá, aqui cargos como Trianon e gerências é contado como 1º escalação e na prefeitura do Rio só se está considerando apenas as secretarias.
Pessoalmente acho correto a divisão da secretária de cultura e educação, acho que poderia unir Trianon e Cultura, ou a Oswaldo Lima, mas separar da Educação será um ganho, pois a Educação precisa focar exclusivamente na melhora do ensino.

Ricardo André Vasconcelos disse...

São 47 cargos. Cliquei, de novo, no link e são duas páginas. Ao fim primeira está escrito: "total de cargos: 47". Confira:
Página 1 :

Lista de Orgãos
Prefeito


Vice-Prefeito


Controladoria Geral do Município


Gabinete do Prefeito


Secretaria Municipal de Administração


Secretaria Municipal de Comunicação Social


Secretaria Municipal de Fazenda


Secretaria Municipal de Limpeza Pública


Secretaria Municipal de Governo


Secretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária


Secretaria Municipal de Meio Ambiente


Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo


Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social


Secretaria Municipal de Proteção e Direitos do Consumidor - Procon


Secretaria Municipal de Saúde


Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo


Procuradoria Geral do Município


Guarda Civil Municipal


Secretaria Municipal de Petróleo e Bioenergia


Secretaria Particular


Secretaria Municipal de Educação


Secretaria Municipal de Planejamento


Secretaria Municipal de Transportes


Secretaria Municipal de Agricultura


Defesa Civil Municipal




| Próxima - Pág. 1 / 2 - Total de Orgãos: 47

Segunda página:

Centro de Informações e Dados de Campos - Cidac


Gerência Fiscal


Gerência de Cultura


Gerência de Cidadania e Qualidade de Vida


Gerência de Ação Social


Gerência de Desenvolvimento do Interior


Gerência de Desenvolvimento Geral


Gerência de Esporte e Lazer


Gerência de Infra-estrutura


Empresa Municipal de Transportes - Emut


Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Campos - Ippucam


Instituto de Previdência de Servidores do Município de Campos


Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima


Companhia de Desenvolvimento de Campos - Codemca


Empresa Municipal de Habitação - EMHAB


Fundação Municipal Doutor Geraldo da Silva Venâncio


Fundação Municipal João Barcelos Martins


Fundação Municipal da Infância e Juventude


Fundação Municipal de Esportes


Fundação Teatro Municipal Trianon


Fundação Municipal Zumbi dos Palmares


Campos Luz




Anterior - Pág. 2 / 2 - Total de Orgãos: 47