domingo, 23 de novembro de 2008

Quem tem medo do concurso público?

Dois gestos, um sinal.
- O coordenador do Grupo de Transição indicado pela prefeita eleita, o atual vice-prefeito Roberto Henriques, admite na Folha da Manhã de hoje (página 7), que a Prefeitura precisa aumentar a arrecadação própria para pode pagar aos funcionários a serem contratados por concurso público.
- O vereador Edson Batista, um dos mais destacados aliados da prefeita eleita, consegue, numa ação popular, suspender o concurso através do qual a prefeitura restabeleceria o Programa Saúde da Família, contratando 750 funcionários.
Então, percebeu-se que, pelo menos num primeiro momento, a futura administração municipal , vai tentar achar um "jeitinho" de acomodar as coisas e, se possível, ainda tirar alguma vantagem política.
Na minha opinião, impedir a realização do concurso para o PSF foi um erro. Afinal são apenas 750 funcionários que, convenhamos, é menos de 5% dos 18 mil do consórcio Pelúcio/Facility. Mais que um erro, é um indicativo de que a falta de recursos próprios vai continuar sendo o argumento para evitar o concurso público, porque servidor contratado por concurso público (pelo menos em regra) está livre do cabresto, do favor devido, do título eleitoral comprometido.

11 comentários:

Anônimo disse...

aaaa, foi o vereador Édsom Batista né! Que entrou com essa AÇÃO Popular....Parabêns vereadorzinho...ou será que essa não foi mais uma das órdens como aquela que levou a sua cassação, ou seja ordens do Coronel Bolinha.

mais uma vez está caminhando para a para as contrataçôes irregulares que esse povo está acostumado a fazer ao longo de 20 anos em nossa linda Cidadezinha.

Sem brincadeira....essa cidade tem que explodrir e reconstrui-la novamente.

Anônimo disse...

RICARDO ANDRE,VC SABE QUE NÂO PODE TER CONCURÇO POR FALTA DE VERBA.ADMIRO VC UM CARA INTELIGENTE NÂO SABER DISSO,FICA CRITICANDO O VEREADOR EDSON BATISTA UM CARA LIMPO NA POLITICA OU EU ESTOU ERRADO

Ricardo André Vasconcelos disse...

Caros(as) anonônimos (as) que querem qualificar o debate sobre assunto tao relevante, que tal se identificarem antes das opiniões?

Ricardo André Vasconcelos disse...

Caro(a) anonônimo (a) aí de cima: eu não critiquei o nobre vereador Edson Batista, a quem admiro pelo currículo e fidelidade às idéias e aos líderes que ele cultua. Apenas descrevi que foi ele o autor de uma ação popular que impediu um concurso aberto para apenas 750 vagas.
É uma questão de análise isenta, sem paixão ou interesse diferente do que é público, de todos. Se o futuro governo não pode arcar com as despesas advindas de apenas 750 novos funcionários concursados e para um programa importante como o PSF, imaginemos o que fará o governo Rosinha com os outros 18 mil terceirizados.
Além do mais, o pessoal do PMDB poderia ter se utilizado de outro aliado para inviabilizar o concurso do PSF. Por que logo Dr. Edson, um médico reconhecidamente de valor, humanista e que tem como uma de suas grandes qualidades a fidelidade? Ou será por isso mesmo
?

Ricardo André Vasconcelos disse...

Eu quis dizer anônimo e não anonônimo.

Anônimo disse...

Os terceirizados se podem pagar com a grana oriunda do Petróleo, já os concursados não, então um fato não exclui o outro, mas é claro que a prefeitura de Campos não necessita de 18 mil terceirizados.
Também não gostei do cancelamento da prova, mas por conta de ter sido no último minuto, pois os motivos apresentados pelo Juiz me parecem pertinentes.

Anônimo disse...

Quanto ao nobre vereador (que é um político que não gosto) só fez cumprir uma de suas funções, que é a de fiscalizar, entrou com recurso a alguns dias e o resultado demorou a sair.

Anônimo disse...

Caro Ricardo,
O problema não é o concurso, e sim, o que pode estar por tras desse dele. Esse governo que está saindo é capaz de muitas coisas pra deixar os protegidos "bem na fita" . Portanto, vamos esperar e confiar que com a Rosinha as coisas vão ser claras.Acredito que é uma forma de proteger as pessoas que se increveram pro concurso e que vão concorrer em pé de igualdade com os "amiguinhos".

Anônimo disse...

Caro Ricardo vc sabe que não pode pagar concursado com o dinheiro do petroleo,mais pode pagar tercerizados,e poriso que a Rosinha pode contratar e nâo fazer concurso(infelismente)fiquei puto mais ele fez o serto canselou mais nâo foi na hora mais sim alguns dias antes,mais so na vespera q o juiz deu

Anônimo disse...

O vereador edson batista e a mentiROSINHA prometeram na campanha concurso público para substituir os terceirizados, mesmo sabendo que a receita pública da arrecadação própria não permitiria a referida promessa, lembram ???
Prometeram portal da transparência, será que vão cumprir ???
Prometeu passagem de ônibus a RS 1,00, EM TODO MUNICÍPIO, será que vão cumprir ???
O pior que teve muito eleitor consciente (que se acha consciente, escreve em blogs ...) que votou e apoiou o vereadozinho e a mentiROSINHA.
Covardia o que o vereadozinho edson batista e a mentiROSINHA fizeram com 35.000 pessoas e, para piorar vocês (blogs) apoiaram esta candidatura maligna, COVARDE !!
A conta também é de vocês.

Anônimo disse...

Que discussão idiota...Não estamos discutindo posição política de um candidato ou de outro. Vamos falar sério!! Vamos pensar nas pessoas que viajaram horas e dias atrás da esperança... da estabilidade da família... do dinheiro que gastou fazendo cursos... do abandono dos filhos para vir a cidade de Campos fazer o concurso... da decepção da chegada com a notícia da suspensão do concurso...e, muitos outros motivos que vemos aí pelas ruas na boca do povo indignado, frustrado, revoltado.Quem vai responder a essas pessoas ? O sr,Edson Batista ou prefeita Rosinha?Afinal, Só eles são os responsáveis por este lamentável fato que entristeceu a nós todos campistas. Tenho vergonha de pertencer a uma sociedade que abriga tantas pessoas desumanas!Estamos começando mal a era da mudança cantada em prosa e verso pelo novo governo. Imagina como vamos terminar!
E eu que ainda pensei que podia acreditar na paz...