quarta-feira, 18 de março de 2009

Boa notícia

As notificações de dengue no Estado do Rio de Janeiro tiveram queda de 91% no início deste ano em relação ao mesmo período de 2008.
De acordo com dados divulgados hoje (18) pela Secretaria de Estado de Saúde, desde o primeiro dia de 2009 até a última segunda-feira (16) foram registrados 4.628 casos de suspeita da doença no estado contra os 57.074 contabilizados no mesmo período do ano passado.
A maior parte das notificações dos últimos dois meses e meio ocorreram na capital, que teve 1.435 registros.
(Fonte: Agência Brasil)

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho estranho essa queda de 91% em relação ao ano passado, foi uma queda muito grande, levando-se em conta que pouco ou nada foi feito para se combater a Dengue.

O que observo são as mesmas campanhas de esclarecimentos repetitivas, anos após anos.

Falo isso com um certo conhecimento de causa, pois nos idos de 1990, durante o 1º governo Garotinho, idealizei, junto com Dr. Edson Batista (então Secretário Municipal de Saúde) e Dr. Cláudio Amaral (da OMS - Organização Mundial de Saúde) o Dia Municipal de Combate ao Mosquito da Dengue, que foi um sucesso diga-se de passagem, pois conseguiu-se com essa ação, evitar um surto de dengue previsto para aquele verão.

O Dia Municipal de Combate ao Mosquito da Dengue foi tão importante que fui convidado pelo Ministério da Saúde para ir à Brasília, representando o governo municipal, com o objetivo de expor a estratégia que o município de Campos dos Goytacazes traçara para um combate efetivo e eficaz contra a Dengue.

Após a apresentação fomos comunicados pelo Governo Federal, na figura do Ministro o Sr. Alcenir Guerra que o modelo criado em Campos, seria divulgado em todo o território brasileiro e adotado como padrão de combate à Dengue. É o que hoje conhecemos como Dia D.

Como estivemos à beira de uma catástrofe no ano passado, como foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, fico espantado com tal queda, estatisticamente falando. Das duas uma, ou a maioria dos casos notificados foram diagnosticados de forma equivocada ou os casos registrados nesse período estão subnotificados, ou então o governo achou alguma fórmula mágica de acabar com o mosquito da dengue e não comunicou aos meios de comunicação e a comunidade científica.

De qualquer modo, não deixa de ser uma boa notícia.