terça-feira, 21 de abril de 2009

Medalha da Inconfidência

O Governo de Minas Gerais entrega hoje de manhã em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 236 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país.A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Estado, marcará os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, movimentos revolucionários responsáveis por grandes transformações sociais e políticas na Europa e no Brasil.

Entre os agraciados estão políticos, ministros, empresários, intelectuais, artistas e esportistas. Alguns deles: os ministros da Cultura, Juca Ferreira, da Previdência Social, José Barroso Pimentel; o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares; o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouilleute; o embaixador dos Estados Unidos, Cliffod Sobel; as cantoras Bibi Ferreira e Fafá de Belém; o ator Jonas Bloch; os estilistas Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Terezinha Santos. Pelo seu centenário, será homenageado o compositor Ataulfo Alves. Também receberão a medalha as empresárias Lily Marinho e Betty Lagardère e o padeiro e empresário francês Olivier Anquier.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.


(Informações Secom/MG)

Nenhum comentário: