quarta-feira, 22 de abril de 2009

Radiobrás repercute bate-boca no STF

Ministro Joaquim Barbosa diz que
presidente do STF destrói credibilidade da Justiça


Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Durante uma discussão na sessão de hoje (22) do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa criticou o presidente do STF, Gilmar Mendes, responsabilizando-o por supostamente contribuir para uma imagem negativa do Poder Judiciário perante a população.

O bate-boca ficou mais ríspido quando Mendes reagiu à discordância de Barbosa com o encaminhamento dado a uma matéria. Os ministros analisavam recursos contra duas leis julgadas inconstitucionais pelo STF. Uma, tratava da criação de um sistema de seguridade do estado do Paraná, e outra, da permanência de processos de autoridades no Tribunal, ainda que os réus perdessem cargos políticos.

“Vossa Excelência não tem condições de dar lição a ninguém”, afirmou Mendes.

Barbosa respondeu: “Vossa Excelência me respeite, Vossa Excelência não tem condição alguma. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral a mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faça o que eu faço”.

A discussão entre os ministros foi gravada pela TV Justiça e está disponível na internet
.

O ministro Ayres Britto tentou colocar panos quentes na discussão, ao lembrar que já havia pedido vista da matéria. Mas não conseguiu.

Quando Mendes respondeu a Barbosa, dizendo que já estava na rua, ouviu do colega o seguinte:

“Vossa Excelência [Gilmar Mendes] não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas de Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite”.

Após novas trocas de acusações, o ministro Marco Aurélio sugeriu que a sessão fosse encerrada e foi atendido por Mendes. Em seguida, o presidente do STF e alguns ministros iniciaram uma reunião fechada em seu gabinete.

4 comentários:

Provisano disse...

A discussão foi realmente quente e acho difícil que alguém consiga colocar panos quentes nela.

Gilmar Mendes é o que classificamos de LPM, Louco Pela Mídia, realmente gosta de um holofote, por isso, a enquadrada que levou de Joaquim Barbosa foi mais do que merecida.

Vou aproveitar o link e ver com mais calma a discussão.

Jéssica Carvalho disse...

Provisano, é uma pena que vc não tenha um blog. Pq se tivesse eu seria sua seguidora! Adoro seus comentários! Saudações!

Anônimo disse...

O GM recentemente "liberou" por duas vezes aquele banqueiro, muito conhecido por ser protagonista de um dos inúmeros ecandalos:DANIEL DANTAS.
ROSANA

Anônimo disse...

Tambem AMO o provisano! otimo!!! faz um blog, ju