domingo, 22 de agosto de 2010

Por que um aliado e não um opositor para vice de Nahim?

                                                                                   Foto:Secom:PMCG
Matoso e Nahim na inauguração de uma pracinha na última quinta feira


Muitas das dúvidas que pairam sobre a política local podem ser dirimidas, ou pelo menos aclaradas, na sessão da próxima terça-feira na Câmara Municipal, quando os 17 vereadores vão eleger a Mesa Diretora para os próximos dois anos. 
Por exemplo, é evidente que o presidente interino da Câmara, Rogério Matoso, só antecipou a eleição atendendo a pedido do prefeito em exercício, Nelson Nahim. Mas será isso um indício de que a dupla vai formar uma chapa e repetir a eleição anterior?  Para quem não se lembra, Rogério Matoso (PPS) integrava a bancada de apoio à então prefeita Rosinha Garotinho e, só por isso, foi escolhido o vice-presidente na chapa única, liderada por Nelson Nahim e eleita por unanimidade para o biênio 2009/2010.
Agora a história é outra. Matoso mudou de lado e destacou-se como um dos mais efetivos integrantes da bancada da oposição, que cresceu e chegou a sete vereadores.
Então, por que Nahim escolheria um vereador da oposição para compor sua chapa à reeleição se, para ganhar a Mesa Diretora basta maioria simples? 
A bancada que apoiava a prefeita cassada Rosinha Garotinho é composta de 10 vereadores e, presume-se que todos igualmente apoiem Nahim, e como nove votos são suficientes para eleger a Mesa Diretora, por que preterir um dos nove companheiros de bancada e entregar a presidência do legislativo a um opositor? Ao invés de Rogério Matoso, por que não um dos aliados para candidato a vice, como Jorge Magal, Kelinho, Altamir Bárbara, Gil Viana, Papinha, Albertinho, D. Penha, Vieira Reis ou Jorge Rangel?
Sim, porque quem se eleger vice-presidente da Câmara vai automaticamente assumir a presidência, na medida em que o presidente a ser reeleito continuará como prefeito interino até à eleição suplementar sem data ainda marcada pelo TRE.

Além da maioria simples, a leitura do artigo 18 da Lei Orgânica Municipal revela que a eleição será por voto nçao será secreto como no texto original da Lei Orgânica,de 1990, o que significaria um terreno fértil para intrigas, acordos, traições... Com o voto aberto vai ter que valer a palavra.

Abaixo a transcrição do artigo 18 da Lei Orgânica Municipal:
"A Câmara Municipal reunir-se-á logo após a posse, no primeiro ano da legislatura, sob a Presidência do vereador mais votado pelo povo, dentre os presentes, para eleição do seu Presidente e de sua Mesa Diretora, por escrutínio ABERTO de maioria simples, considerando-se automaticamente empossados os eleitos; observar-se-á o mesmo procedimento na eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura".

Atualização às 18:31 de 23/08/2010 para retificar o texto do artigo18 da Lei Orgânica que, em 2008, foi alterado para escrutínio aberto e não mais secreto como no texto original, de 1990. Mais detalhes sobre a mudança na Lei Orgânica aqui no Blog do advogado Maxsuel Monteiro.

3 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Onde tem intriga, acordos e traições Jesus não corrobora, não ajuda e só dá zebra.

Seja quem for seja o quê. O importante é a verdade, a integridade e a humildade. Passou disso é sofrimento e quem sai perdendo é Campos, Minha Cidade Meu amor.

Temos que estar com a consciência tranquila e jamais nos vendermos. E outra se já se vendeu, ser desonesto e se mandar. Ser desonesto ao bandido é honestidade de primeira. Político honesto não é suas palavras. É uma só. E clara e transparente. A verdade é a maior libertação. Mas quando ego é inflado, não há humildade que se achegue... mas em compensação é só questão de tempo: deus nãp dá graça e api a vida fica uma titica. Pois o palco da vida tem que ser algo prazeroso e isso dinheiro nehum traz. E, muito menos, fama.

Por falar nisso, Ricardo, estava pensando aqui uma coisa: O Álvaro só caiu daquela cadeira na Mercearia no dia em que você não estava ali. Tá vendo? Uma pessoa pode equilibrar um ambiente.

hehe!

palavrinha: "elench"
Uma pessoa pode equilibrar um ambiente no grande ELENCO do teatro da vida.

é isso.

Anônimo disse...

O bruxo velho e o aprendiz de feiticeiro. Não não ninguem diferente.Não há ideologia mas só oportunismo e interesse pessoal.

Anônimo disse...

Ficar sempre ao lado de quem te ¨apunhala¨é masoquismo não é não!?