sábado, 3 de setembro de 2011

Transparência é isso!



Sugestão para os que vão participar da Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social: façam uma consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura de São Carlos (SP), aqui. Os boletins de caixa são diários e cada pagamento tem seu respectivo processo e não ficam apenas sete dias à disposição do público e depois desaparecem. No portal de São Carlos o cidadão pode consultar os boletins de caixa dia-a-dia desde 2005, Todos os dados ficam à disposição. No portal da PMCG, não há links para acesso às despesas das semanas anteriores e muito menos dos meses e anos anteriores. 
Taí uma sugestão para a lista das situações que pode-se melhorar.
Outro detalhe que me chamou atenção no portal de São Carlos foi um link para os imóveis alugados pela municipalidade. Consta foto, valor do aluguel e até o nome do locador (aqui).
E então, vamos fazer um portal de transparência de verdade e parar de mentirinha?
Para os que não tem uma posição apaixonada, por favor, entre aqui no Portal de Campos e aqui no de São Carlos, compare e depois comente, mas sem essa história de governos anteriores porque eu nunca participei das administrações e nem simpatizei nem com Arnaldo e Mocaiber. E mais, os primeiros portais da transparência só surgiram em meados dos anos 2000 a própria Controladoria Geral da União (CGU) só foi criada em 2002.


Um comentário:

Unknown disse...

Comentando em relação ao seu último parágrafo :
Isso aí ,Ricardo . Eu, ídem ...
Só não enxerga essa falta de transparência quem não quer ou quem não tem esse interesse,por razões óbvias.