segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CÍCERO GUEDES: OUVIDOR AGRÁRIO ACOMPANHA INVESTIGAÇÕES


Morte de coordenador do MST traz ouvidor agrário a Campos

O ouvidor agrário nacional substituto do ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcelo Nicolau, veio de Brasília para Campos na manhã desta segunda-feira para acompanhar o caso do homicídio do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Campos, Cícero Guedes dos Santos, 47 anos, encontrado morto na manhã desse sábado, em uma estrada vicinal, próximo à usina Cambaíba.
Ainda nesta manhã, policiais civis fizeram uma diligência no local do crime e na usina para coletar mais informações. O delegado titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Geraldo Assed, informou que irá se pronunciar sobre o caso amanhã.
Marcelo conversou com o delegado Geraldo Assed para ressaltar um ofício enviado à secretaria de Segurança Pública e à DP, com pedido de agilidade nas investigações e medidas necessárias para diminuir a sensação de medo das pessoas acampadas. De acordo com ele, alguns assentados teriam falado que Cícero estaria recebendo ameaças constantes.
— Algumas pessoas disseram que ele vinha recebendo ameaças constantemente, até porque, nessa luta, infelizmente, as ameaças são rotina. Nossa luta é nesse sentido de garantir a segurança dessas pessoas que estão reivindicando nada mais do que lhe é de direto — disse Marcelo.
O ouvidor ressaltou que existem denúncias sobre pessoas que arrendam as terras próximas à usina Cambaíba e estariam ameaçando os assentados de morte e exibindo armas. “Nós viemos reforçar a preocupação do governo federal com esse crime. A gente não pode tolerar um homicídio em qualquer situação, muito menos com uma atrocidade dessas”, concluiu.
O delegado federal do ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, José Otávio Câmara, também esteve em Campos.
Mário Sérgio

Da Folha on line (aqui)

Nenhum comentário: