domingo, 14 de abril de 2013

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA AMANHÃ

Do Portal da PMCG (aqui):





  • Share on email
  • A+
  • -
                                                           

Por Verônica Nascimento
A Secretaria de Saúde de Campos inicia nesta segunda-feira (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano tem como tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A campanha prossegue até o dia 26 e o “Dia D” de Vacinação será domingo (20), no Clube da Terceira Idade. 

Desta vez, além de pessoas com idade a partir dos 60 anos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos e gestantes em qualquer período gestacional, serão imunizadas as puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas (qualquer faixa etária). Também fazem parte do público-alvo os profissionais de saúde pública e privada. Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, a estimada é que 116 mil pessoas integrem o público-alvo no município.
 
- A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a vacinação de 80% do quantitativo de cada grupo. Em Campos, a previsão é de imunizar 11 mil crianças, 55 mil idosos, 6 mil gestantes, 4 mil puérperas, aproximadamente 30 mil pacientes crônicos e 10 mil profissionais da saúde. 

A campanha começa na segunda-feira, nas unidades de sala com salas de vacinas e na sede da Secretaria de Saúde. No Dia D, equipes do Setor de Epidemiologia levarão a vacinação aos asilos. No decorrer da campanha, também será cumprido um cronograma para imunização de acamados em hospitais. 

- Pela primeira vez, os municípios vão ter de vacinar pacientes crônicos e, para definir um quantitativo para esse grupo, nos baseamos na vacinação realizada em 2010, quando o país viveu uma epidemia da doença. Vacinamos cerca de 30 mil pacientes crônicos contra o vírus H1N1 - disse o secretário.
 
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, lembra que a vacina não tem contraindicação, exceto para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. “Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, também é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro. Doadores de sangue que receberem a vacina Influenza deverão aguardar um período de 48 horas para que possam realizar a doação”, explica.
 
De acordo com o superintendente, todas as crianças de 6 meses a 2 anos de idade devem receber duas doses da vacina, respeitado um intervalo de 30 dias. As que já tiverem recebido uma ou duas doses da influenza sazonal receberão apenas uma dose este ano. Para esta faixa etária, a imunização acontecerá apenas na Sala de Vacinas, na sede da Secretaria de Saúde.  O intervalo de 30 dias entre as duas doses deve ser observado para crianças menores de 9 anos (indígenas e crianças com comorbidade) que serão vacinadas pela primeira vez.
 
.
 
Veja o esquema montado para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza:
 
Público-alvo

- Pessoas com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a 2 anos
- Gestantes em qualquer idade gestacional
- Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto)
- Trabalhadores da Saúde (profissionais que exercem atividades de promoção e assistência à saúde nos serviços públicos e privados)
- Pessoas portadoras de doenças crônicas (necessidade de prescrição médica, que deverá ser apresentada no ato da vacinação)
 
 
Cronograma da vacinação
 
Unidades Básicas de Saúde - A partir do dia 22, todas as UBS com sala de vacina continuarão vacinando idosos com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e seus profissionais da saúde.
** Para a vacinação de pacientes acamados em suas residências, familiares devem agendar previamente pelo telefone 2726-1378, das 8h às17h.
 
Campanha Itinerante: Ônibus da Epidemiologia  
 
– Dia D - 20/04/13:
*Asilos: Manoel Cartucho (manhã)
              Monsenhor Severino (tarde)
              Nossa Senhora do Carmo (tarde)
 
 
- A partir do dia  22/04/2013:
 
*Hospitais (8h às17h)
 
- 22,23 e 24/04 -  Hospital Ferreira Machado
- 25 e 26/04 - UNIMED
- 29 e 30/04 - Pró Rim
- 02 e 03/05 - Hospital Escola Álvaro Alvim
- 06,07 e 08/05 - Hospital Geral de Guarus
- 09 e 10/05 -  Santa Casa
- 13 e 14/05 -  Hospital Dr. Beda
- 15 e 16/05 - Hospital dos Plantadores de Cana
- 17/05 - Hospital Dr. João Viana
- 20 e 21/05 - Prontocárdio
- 22 e 23/05 - Beneficência
- 24/05 - Hospital Henrique Roxo
- 27/05 - Centrocor
- 28/05 -  Presídio Feminino
- 29/05 - Presídio Masculino
- 03/06 - Casa de Custódia.
 

Nenhum comentário: