terça-feira, 27 de agosto de 2013

QUE VENHAM OS CUBANOS

Da página do médico Flávio Mussa Tavares no Facebook (aqui):


SOBRE A POLÊMICA DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS
A questão da contratação de médicos estrangeiros faz parte de uma filosofia de trabalho da qual fez parte a Dra. Zilda Arns.
Eu por exemplo, tive um colega de faculdade (UFRJ), o Daniel Becker, judeu, pediatra que sempre foi aventureiro e entrou para o MSF ( Médicos Sem Fronteiras) e foi para o Cambodja, Tailândia, Vietname...
Lá ele NÃO sabia se comunicar com a população, mas como pediatra, sabia pesar, ver as pregas cutâneas, avaliar os sinais de desnutrição e desidratação grave e repor líquidos e nutrientes, sempre pesando. Dizia ele que o seu melhor equipamento de diagnóstico era uma balança de cesta, tipo cesta de cegonha. E ele resgatou muitas crianças dos braços da morte. Sabe aquela fotografia campeã da National Geografic, do Abutre esperando o garotinho esquálido morrer para poder comer a carne em decomposição?
É mais ou menos isso que ele viu na Ásia. E tenhamos certeza de que é isso que existe nos rincões distantes do Brasil.
Então, como médico eu ENTENDO as razões das Associações Médicas. Entretanto, como humanista, eu me sinto inclinado a CONCORDAR com as teses do governo federal.
É claro que um médico que não domina o português ou mesmo que não se comunique em português, não entenderá o que as pessoas falarão...
... mas poderá observar os sinais evidentes da desnutrição e da desidratação, bem como em idosos das confusões mentais advindas dos desequilíbrios hidroeletrolíticos ou metabólicos.

Portanto, segundo o conceito de CUIDADO como forma de amor, eu me inclino a apoiar esta política do PT.

Nenhum comentário: