segunda-feira, 7 de abril de 2014

DEPUTADA CASSADA NA VENEZUELA É A CONVIDADA DESTA SEGUNDA-FEIRA DO RODA VIVA

María Corina Machado, que teve seu mandato cassado, estará no centro do programa da próxima segunda-feira (7), às 22h, na TV Cultura

Deputada destituída María Corina Machado
Na próxima segunda-feira (7/4), o Roda Viva entrevista a deputada cassada venezuelana María Corina Machado. Ela fala da crise política de seu país, do governo Nicolás Maduro e dos motivos que levaram à sua cassação. O programa da TV Cultura, apresentado pelo jornalista Augusto Nunes, vai ao ar a partir das 22h.
A deputada oposicionista María Corina Machado teve seu mandato cassado pela Assembleia Nacional da Venezuela no dia 24 de março, em meio a uma das mais graves crises políticas e sociais do país. Os protestos tiveram como estopim a insegurança pública e logo passaram para a economia, com a inflação anual chegando aos 53%, e para o desabastecimento de produtos básicos. As manifestações, que começaram no início de fevereiro deste ano, também pedem a soltura de estudantes presos nos protestos anteriores.
Maria Corina Machado, da ala mais radical da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), junto com outros opositores, incorporou-se às manifestações, exigindo a saída de Maduro do poder.
Os protestos que ocorrem na Venezuela têm origem nas manifestações de 2013, quando Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial por pequena margem de votos. Foi quando grupos do candidato da oposição, Capriles Radonski, foram às ruas para pedir a recontagem dos votos. O saldo das manifestações foi oito mortos.
Participam da bancada do programa Rogério Simões, editor-executivo da revista Época; Rodrigo Cavalheiro, subeditor do caderno Internacional do jornal O Estado de S. Paulo; Fabiano Maisonnave, repórter de internacional do jornal Folha de S. Paulo; Nathalia Watkins, repórter de internacional da revista Veja; e Fernando Tibúrcio Peña, advogado especialista em direitos humanos. O Roda Viva ainda tem a participação do cartunista Paulo Caruso.

TV Cultura

Nenhum comentário: