domingo, 7 de março de 2010

Apareceu a Odisséia...

Destacada integrante do PT, a vereadora Odisséia Carvalho aparece na edição de hoje da Folha da Manhã propondo uma CPI para investigar os gastos dos royalties. Ótimo!!!
A vereadora quer investigar todos os governos anteriores, inclusive os de Arnaldo e Mocaiber, dos quais era entusista aliada.
Abaixo, a matéria da Folha:

Da Folha da Manhã de hoje.
Em que são gastos os royalties?

Luiz Costa

Apresentada pelo deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), a emenda ao projeto de lei sobre a partilha do pré-sal, que prevê ainda a distribuição, sem privilégios, dos royalties dos campos de petróleo já licitados — hoje destinados principalmente aos estados e municípios produtores — aos 27 estados da federação, teria, em caso de aprovação, os efeitos de um terremoto ou um tsunami, segundo os prefeitos da região, que têm seus orçamentos calcados nos recursos provenientes do ouro negro. A discussão em torno das mudanças da regra trou-xe à tona, em Campos, outra discussão: como o dinheiro dos royalties é aplicado? Em busca de respostas,
a vereadora Odisséia Carvalho (PT) vai propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal para levantar como foram empregadas as verbas das indenizações.

— Não sou contra os royalties, porém defendo que a população saiba onde foi parar esse dinheiro. Em 20 anos, os repasses ultrapassam R$ 6 bilhões e não temos saúde, educação, transporte e serviços básicos de qualidade. A intenção não é atingir o atual governo, mas todos os gestores anteriores, desde que os royalties começaram a ser pagos. Na terça-feira, vou discutir o assunto com a bancada de oposição — antecipa Odisséia.

O movimento pela transparência no uso do dinheiro dos royalties começou nos sindicato dos professores (Sepe) e dos petroleiros (Sindipetro-RJ), e ganhou força na internet. Na última quinta-feira, o tema foi abordado pela professora Odete Rocha, presidente do diretório municipal do PC do B durante ato público na Praça São Salvador. “Defendo os royalties, mas com transparência em sua aplicação e mais censo de responsabilidade no seu uso. O volume de dinheiro recebido pelo município é incompatível com a qualidade de vida da população. Os recursos dariam para transformar Campos numa cidade modelo”, frisa Odete, que apóia a criação da CPI sugerida por Odisséia.

O professor Renato Gonçalves, da direção do Sepe, afirma que apesar do volume de recursos Campos apresenta sérios problemas na área de Educação. “Há escolas funcionando em prédios alugados e creches caindo aos pedaços. Temos que defender os royalties, mas não podemos assinar um cheque em branco e permitir que os gestores continuem a fazer mau uso do dinheiro. Para o coordenador do Sindipetro-RJ, José Maria Rangel, a prefeita Rosinha faz terrorismo com a população ao afirmar que os serviços essenciais serão suspensos, casos os royalties sejam extintos.

— E se o preço do barril do petróleo chegar a US$ 10? Vai quebrar a Prefeitura? Defendemos mais transparência no uso dos recursos dos royalties e apoiamos essa CPI — completa Renato Gonçalves.

2 comentários:

Farol tem vida o ano inteiro! disse...

Eu também penso que finalmente algué toma uma direção correta, afinal nossos fiscais são nobres Edis da Câmara, espero que a CPI aconteça e seja de bom proveito para toda a sociedade Campista. Parabéns à Odisséia!

Anônimo disse...

Até que enfim vejo a oposição sair da inércia!