segunda-feira, 1 de março de 2010

Cotado para vice de Serra foi quase vice de Lula


Segundo a Folha de S.Paulo de hoje, a queda de 14 para apenas 4 pontos de diferença entre José Serra e Dilma Rousseff na última pesquisa DataFolha, deve apressar a decisão do governador de São Paulo em lançar sua candidatura à sucessão de Lula. E mais: como Aécio Neves, governador de Minas, não aceita a vaga de vice na chapa tucana, o plano B é convocar o senador cearense Tasso Jereissaiti (foto) para a tarefa.

O detalhe interessante é que Tasso quase foi o vice de Lula na eleição presidencial de 1994, conforme conta o jornalista Ricardo Kotscho em seu livro "Uma vida de Repórter, do Golpe ao Planalto".

O texto está entre as páginas 196 e 197:


"Depois de vários encontros com "tucanos", os líderes cearenses Tasso Jereissati e Ciro Gomes vieram a São Paulo para um almoço com Lula na Cantina do Mário, restaurante próximo ao Instituto da Cidadania. No final da conversa ficou praticamente acertado o nome de Jereissati para vice, sonho de muitos petistas e "tucanos" que vinham trabalhando para unir os dois partidos.

O que nenhum dos comensais sabia é que na mesma época, apesar de negar qualquer pretensão a se candidatar a presidente, Fernando Henrique, ainda como chanceler do governo Itamar Franco, já mantinha negociações com líderes do PFL para formar outra chapa, que contava com apoio entusiamado de importantes setores da mídia"

Nenhum comentário: