sábado, 1 de maio de 2010

Chico Alencar faz pronunciamento sobre Observatório em Campos



Do Blog do Igor Leal Pena (aqui)





Pronunciamento (Do Sr. Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ)


Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todo(a)s o(a)s que assistem a esta sessão ou nela trabalham:Na cidade de Campos dos Goytacazes, norte fluminense, representantes das instituições de ensino, de diversas entidades, partidos políticos e movimentos sociais fundaram o Observatório de Controle do Setor Público.


A iniciativa visa o controle social sobre as contas públicas. Em um município como Campos, em que 68% do orçamento é composto pelos royalties de petróleo, a idéia de dar maior transparência à movimentação de recursos faz-se ainda mais necessária. O volume de recursos chega a R$ 1,4 bilhão (se o dinheiro fosse dividido entre os habitantes, teríamos R$ 3,2 mil mensais para cada campista).


Entretanto, ano após ano, a cidade é motivo de denúncias, em fóruns nacionais e internacionais, referentes a trabalho escravo e à flagrante cultura de corrupção. A pobreza ainda é realidade nas ruas desta riquíssima cidade.A iniciativa do Movimento Nossa Campos é um belo exemplo de como uma ferramenta de promoção de transparência e controle público dos gastos governamentais está em sintonia com a concepção de democracia participativa, caminho único para a construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária.


Destaco a importante participação do núcleo Campos do PSOL nesse processo, pois a política feita em parceria com a sociedade organizada é transformadora. Nosso Mandato dará todo apoio à iniciativa.


Que o Observatório tenha êxito e contribua para fazer de Campos uma cidade mais justa. Agradeço a atenção,


Sala das Sessões, 29 de abril de 2010.


Chico Alencar


Deputado Federal, PSOL/RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse observatório é um avanço que as entidades civis não devem deixar escapar.
Todo cuidado é POUCO pois ¨forçINHAS ocultas¨ tentarão certamente destruí-lo.