terça-feira, 16 de agosto de 2011

Decreto confirma descontrole


O decreto 454/2011, publicado hoje no Diário Oficial (aqui) é bem mais que um conjunto de medidas preventivas para enfrentar "a grave crise mundial que implicará na redução de arrecadações em todos os municípios brasileiros": é a confissão pública de que a atual administração perdeu o controle e precisa recuperar as rédeas. Aliás, se o decreto manda reduzir 10% das despesas ainda este ano, supõe-se que o orçamento para 2012 será menor que o desde ano. 

Se é para reduzir as despesas com a máquina pública, a prefeita deve ter o apoio da sociedade. Se conseguir reduzir o absurdo número de cargos em comissão — só DAS 1 são 41 cargos (aqui) — e cortar 10% também no valor das obras e dos contratos de fornecimento de mão-de-obra, a prefeitura estará, na minha opinião, no caminho certo. 

Mas, chamou a atenção, o artigo 3º do decreto. Dar prazo de 48 horas para que os secretários e demais gestores públicos encaminhem ao "secretário Municipal de Controle e Orçamento os valores atuais praticados em todos os contratos e convênios de suas respectivas pastas", significa que ninguém estava controlando nada. 

Enfim, um decreto que é uma confissão. 

3 comentários:

Luiz César disse...

E a saúde e educação? Será que vai entrar nos cortes?
Uma volta pela cidade tive a impressão que a prefeitura esta com os cofres vazios.

João Ventura disse...

Fala Ricardão!!

Bom saber que voltou com o blog! Não aguentou ficar à distância né?

Parabéns pelos textos. Ouvir falar que essa prefeitura está sem dinheiro é mesmo dose...

Abração

PS: Seu livro ainda está com a gente...

Ricardo André Vasconcelos disse...

Fala Sucubu...

Estamos com saudades de vocês e espero muito que tenham êxito na paulicéia. Quanto ao caixa da PMCG o problema não é falta e sim excesso de dinheiro.

Abraços

Ricardo André

PS: O sei que o livro está com vocês. Só falta devolvê-lo. (rs)