terça-feira, 2 de agosto de 2011

SOS João Viana

Sem receber salários desde abril, cerca de 30 abnegados profissionais do ambulatório do Abrigo João Viana chegaram ao limite e resolveram cruzar os braços a partir de hoje. São quatro psiquiatras, 17 psicólogos,1  fonoaudiólogo e 1 assistente social além de pessoal de apoio.
Segundo informação da direção da instituição, o hospital continua funcionando normalmente porque recebe verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), mas para funcionar o ambulatório depende de verba complementar da Prefeitura de Campos, que há quase cinco meses não faz o repasse e nem explica porque não o faz.
A situação é muito grave porque os pacientes de doenças mentais são muito fragilizados e quando procuram atendimento ambulatorial e não encontram correm o risco de ter sua situação agravada. No ambulatório do João Viana são atendidas, em média, 3 mil pessoas por mês.
O assunto estaria na pauta da reunião de hoje do Conselho Municipal de Saúde, que foi adiada por decisão da cúpula da Saúde no município.
As informações acima são da direção do Abrigo João Viana. Se alguém da Prefeitura de Campos, com autoridade para contestar, quiser se manifestar, estou às ordens.

Nenhum comentário: