terça-feira, 20 de novembro de 2012

PT DESCOBRE O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. POR ENQUANTO, POR FORA


São Paulo

Coincidência ou não, poucos dias após a condenação de cardeais do PT à penas de privação de liberdade a serem cumpridas, em princípio, em regime fechado, altas autoridades da República descobriram como é desumano o sistema carcerário nacional.
Primeiro foi o ministro da Justica, José Eduardo Cardozo, advogado de carreira que chegou à Câmara Federal no primeiro governo Lula depois de ser um atuante vereador na capital paulista. Cardoso disse que, "preferia morrer a ter que cumprir pena em alguns presídios brasileiros". Ora, o governo petista, já tem 10 anos e esse caos nas cadeias não tiveram início nesta década e nem neste século.
Agora vem o Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República (veja e ouça aqui) diz que
 “O ministro Cardozo tem razão e honestidade em fazer esse reconhecimento”, afirmou Carvalho. “Acho que é dever nosso, de fato, batalhar, lutar e trabalhar para mudar essa condição. [...] Não dá para ficar insensível, naturalmente, a essa condição desse empilhamento humano”, declarou.
Esse pessoal não sabia disso antes? Não sabia que o Brasil tem quase meio milhão de presidiários para pouco menos de 300 mil vagas?
Mais que isso: não sabem que este sistema não recupera ninguém e que cadeia é escola do crime? O conceito é antigo mas ainda muito atual.
Se os ministros quiserem saber mais, basta procurar por "imagens" no Google para conhecerem o país que eles acham que administram.

São Paulo

Salvador



Nenhum comentário: