quinta-feira, 13 de junho de 2013

BIOGRAFIA DE DIRCEU JÁ É SUCESSO EDITORIAL



Lançado na sexta-feira passada, o livro "Dirceu, a biografia", já teve sua primeira edição de 20 mil exemplares esgotada em três dias e nova edição, de 10 mil, chega às livrarias nas próximas horas. 
O livro, escrito pelo jornalista Otávio Cabral, da Veja, tenta reconstituir a vida do ex-chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula desde a infância em Passa Quatro (MG) até chegar ao posto de mais importante da República, só abaixo (às vezes) do presidente, passando pela luta estudantil, exílio, clandestinidade, criação do PT, poder e derrocada no escândalo do mensalão.
Sem dúvidas ele é uma das personalidades mais instigantes da história recente da República. 
José Dirceu não deu entrevista para elaboração do livro, mas não criou obstáculos. Segundo Lauro Jardim em seu blog, aqui, o Dirceu leu o livro mas não comentou. 
Eu estou lendo e gostando muito...
Nas primeiras páginas o livro revela, além do líder estudantil carismático e conquistador, curiosidades como o fato de Dirceu ter dividido um quarto com o hoje decano do STF, Celso de Mello, nos tempos em que ambos estudavam Direito. José Dirceu também quase virou novelista depois de conhecer o então maior roteirista de TV da época, Vicente Sesso, que além de dar-lhe emprego na TV Tupi levou o então estudante para morar em sua casa e dividir o quarto com um filho adotivo: o jovem ator Marcos Paulo, que viria a se um dos maiores galãs da telinha anos depois. O ator morreu em novembro de 2012.

Celso de Mello. Colega de quarto na juventude e juiz implacável na
condenação de José Dirceu no julgamento do mensalão

Marcos Paulo, como Dirceu, apoiado pelo
novelista Vicente Sesso


Nenhum comentário: