terça-feira, 11 de junho de 2013

OBSERVATÓRIO QUER AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER AEROMÓVEL





Aeromóvel: Observatório pede audiência pública

Ontem (10.06), o Observatório de Controle do Setor Púbico de Campos, através de iniciativa de um de seus membros, o arquiteto e urbanista Renato Siqueira, iniciou um abaixo-assinado eletrônico requerendo a realização de audiências públicas para discutir a implantação em Campos do aeromóvel. Ainda no referido abaixo assinado, requer sejam apresentados todos os documentos e estudos de impacto/viabilidade técnico-financeiros previstos na legislação em vigor, a fim de que seja possível o amplo debate sobre o projeto pela sociedade.
Importante destacar que o Observatório não se coloca, a priori, contra o aeromóvel. Nos parece, na verdade, até uma boa alternativa para desafogar o trânsito na cidade. Mas diante da magnitude do projeto, que pode reformular o sistema de transporte do município, é necessário um amplo debate pela sociedade, não apenas para evitar o desperdício do dinheiro público, mas também para que a implantação do novo modelo de transporte atenda da melhor maneira possível os anseios da população.
Existem diversos aspectos técnicos que precisam ser esclarecidos, mas para os leigos, assim como eu, acredito que há algumas dúvidas que precisam ser sanadas: O trajeto proposto (via 28 de março) é o melhor para desafogar o trânsito ou foi escolhido por conveniência, para aproveitamento de um traçado já existente? A ciclovia hoje existente será desativada? Outra será construída? Onde? Como funcionará o trânsito dos aeromóveis? Seria uma única via para os dois sentidos? Qual percentual do projeto será arcado com verbas municipais e qual por federais e/ou estaduais?
Enfim, reconhecemos a importância do projeto, mas sua implantação não pode ocorrer de forma precipitada. Não podemos admitir, por exemplo, o que ocorreu recentemente na Câmara de Vereadores, quando projeto autorizando a obtenção de empréstimo para construção do aeromóvel foi aprovado em regime de urgência, sem maiores debates.
Em nome do Observatório, convido os leitores a assinarem o abaixo-assinado, que pode ser acessado aqui. Peço, ainda, que divulguem o documento. Posteriormente, o abaixo-assinado será remetido ao Ministério Público, a Câmara Municipal e a Prefeitura.

Nenhum comentário: