segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BALBI ELEITO PARA A ACADEMIA CAMPISTA DE LETRAS




O jornalista Aloysio Balbi foi eleito membro da Academia Campista de Letras (ACL) durante cerimônia realizada na noite desta segunda com 15 votos. Com mais de 30 anos de jornalismo e quatro livros publicados, Balbi quer se dedicar ainda mais à carreira de escritor. Ele concorreu à vaga com Agostinho da Conceição Rodrigues, membro da Academia Pedralva de Letras que obteve 4 votos. Um dos votos foi em branco. O jornalista vai ocupar a cadeira número 20, que teve como patrono José Bernardino Batista Pereira de Almeida e já ocupada por Ivanise Balbi Rodrigues. A cerimônia de posse ainda será marcada.

O currículo de Balbi é bastante vasto. Ele tem 54 anos de idade, 36 deles dedicados à vida de repórter, iniciada no jornal Monitor Campista. Na Folha da Manhã, onde atualmente escreve o editorial Ponto Final com demais colegas de profissão – Alexandre Bastos e Aluysio Abreu Barbosa –, começou há 33 anos como repórter seguindo os passos do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa (que faleceu em agosto do ano passado) até chegar ao posto de diretor de Redação, atualmente ocupado pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa. No jornal O Globo, registra 30 anos de atuação, com matérias de grande repercussão sobre o Norte Fluminense.

O pai de Balbi, o também jornalista Luis de Gonzaga Balbi, é um imortal da ACL. O filho, porém, não pensava em seguir os passos do pai – já falecido – nesse universo acadêmico. Mas desde o ano passado teve o apoio e incentivo do professor Fernando da Silveira, membro da ACL. Mesmo não considerando possuir um perfil acadêmico, o jornalista acredita que esse reconhecimento se alinha a uma nova fase da vida de quem já entra em clima de despedida do jornalismo, mas não das letras.

Balbi teve o primeiro livro publicado em 2007 pela editora Senac sobre a alquimia culinária do estado do Rio de Janeiro, redigido em parceria com demais jornalistas. Ele pretende continuar a escrever livros e tem outro projeto em andamento, o romance com o título provisório “O lápis”.

“Do Porto ao Pontal” foi o terceiro livro escrito por Balbi com o selo Sete Capitães, publicação do Grupo MPE, presidido por Renato Abreu, e apoio cultural do grupo Folha da Manhã. Foi o mais vendido no início deste ano na livraria Ao Livro Verde. O primeiro “São Fidélis. A história consagrada” foi lançado em 2010. No ano passado, foi a vez da obra “Quissamã. A raiz de uma história”.
16/09/2013 20:35 (Folha on line) aqui.

Nenhum comentário: