terça-feira, 19 de novembro de 2013

CÂMARA DISCUTE AMANHÃ PRISÃO DE GENOÍNO


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reunirá nesta quarta, às 9 horas, para discutir a situação dos envolvidos no mensalão.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reclamou há pouco que a Casa não foi notificada oficialmente pelo Supremo Tribunal Federal sobre a prisão do deputado licenciado José Genoíno (PT-SP). “A Casa não recebeu nenhuma comunicação a respeito da prisão de um parlamentar, independente do mérito”, disse.
Genoíno foi preso na sexta-feira, quando começou a cumprir a pena imposta pelo STF, que o condenou por formação de quadrilha e corrupção ativa na ação penal 470, conhecida como mensalão.
Se for seguido o mesmo rito do caso do deputado afastado Natan Donadon (Sem partido-RO), que cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, a Câmara terá de se pronunciar sobre a manutenção, ou não, do mandato de Genoíno.
Genoino deixou o Complexo Penitenciário da Papuda na tarde desta terça (19) para se submeter a exames no Instituto Médico Legal (IML) de Brasília, informou a assessora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O juiz Ademar Vasconcelos, responsável pela Vara de Execução Penal do DF, solicitou um laudo oficial do estado de saúde do parlamentar petista.
Genoino foi o primeiro réu do processo do mensalão a se entregar à Polícia Federal na última sexta (15), logo após o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ter expedido o mandado de prisão contra ele e outros 11 condenados da ação penal.
No domingo (17), o advogado Luiz Fernando Pacheco, que comanda a defesa de Genoino, protocolou no STF um pedido para que a pena do ex-presidente do PT seja cumprida em regime domiciliar. O defensor alega que o cliente dele está com a saúde frágil e precisa de cuidados médicos constantes.
Genoino foi submetido em julho a uma cirurgia para correção de dissecção de aorta (quando a artéria passa a abrir em camadas, provocando hemorragias) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele ficou internado na instituição de saúde até o dia 8 de agosto.
Em meio ao deslocamento de São Paulo para Brasília no avião da Polícia Federal no último sábado (16), Genoino teve um pico de pressão e passou mal. Na escala da aeronave em Belo Horizonte (MG) para apanhar outros sete réus do mensalão, o deputado petista teve de ser atendido por uma equipe médica. Apesar do susto, ele foi autorizado pelos médicos a retomar a viagem.
Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti aqui o presidente da Suprema Corte, ministro Joaquim Barbosa, está preocupado com o quadro clínico de Genoino. Barbosa, que é o relator do processo do mensalão, aguarda a conclusão do laudo oficial para decidir sobre o pedido da defesa do parlamentar do PT para que ele passe para a prisão domiciliar.
Com informações da Agência Câmara, Estadão e G1.

Nenhum comentário: