sexta-feira, 16 de maio de 2014

UENF E PETROBRAS FIRMAM CONVÊNIO DE R$ 30 MILHÕES

O reitor da UENF (segundo à esquerda) participou da assinatura do convênio
 
UENF e Petrobras acabam de formalizar um grande convênio, no valor de R$ 30 milhões, para a execução de dois projetos na área de Educação Ambiental: “Territórios do petróleo: royalties e vigília cidadã na Bacia de Campos” e “Pescarte”. Coordenados pelo professor Marcelo Gantos, do Centro de Ciências do Homem (CCH), os projetos envolvem cerca de outros 10 pesquisadores da UENF, a maioria do CCH.
A assinatura do convênio ocorreu na última quarta-feira, 14/05, na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras Bacia de Campos (UO-BC), com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do diretor de Inovação da UENF, Ronaldo Paranhos; do diretor do CCH, Sérgio Arruda de Moura; do presidente da Fundenor, José Carlos Menezes; e do gerente geral da Petrobras UO-BC, Joelson Falcão Mendes.
O projeto “Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos” se insere no âmbito do licenciamento ambiental do Programa de Educação Ambiental da Bacia de Campos. O objetivo é “apoiar um público diversificado, no acompanhamento, divulgação e discussão pública em torno da distribuição e da aplicação dos recursos financeiros das participações governamentais (royalties e participações especiais) pelo poder público municipal ”.
Já o projeto “Pescarte” está inserido na linha de ação A da Nota Técnica do Ibama CGPEG/DILIC/IBAM 01/10, cujo objetivo é promover a “organização comunitária para participação na gestão ambiental, no âmbito do licenciamento ambiental.” O foco do projeto é o fortalecimento da organização comunitária por meio da construção participativa de projetos de GTR- Geração de Trabalho e Renda que viabilizem ações econômicas solidárias que reforcem as identidades produtivas locais de comunidades de pescadores artesanais afetadas pelos impactos da exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos.
Matéria na íntegra aqui no Informativo da UENF.

Nenhum comentário: